Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

domingo, 23 de maio de 2010

CEGONHAS


O dia estava quente e luminoso.Diríamos até demasiado quente.Começámos a descer a montanha e pelas bermas fora apareciam lindos tufos de coloridas flores,sim,daquelas que nos encantam a alma e nos alegram o coração.Giestas,as amarelas são as nossas preferidas mas as branquinhas c flor mais pequenina,tb emprestam a sua beleza à linda paisagem.Ontem tínhamos apanhado as andorinhas num rodopio sem descanso à procura da ementa para consolo das suas crias.Ainda em silêncio,passámos as cegonhas da telheira,já as tínhamos aqui mostrado.Sempre em frente...olha,já se pode passar...Nossa intenção principal era visitar um ente querido já desaparecido,é habitual fazê-lo sempre q possível.

_Pára mana,olha ali um novo ninho de cegonhas!!!_estávamos assim ali pelos lados da cadeia.

Alguns minutos para apreciar as meninas...não,não quiseram posar para nós num voo...levantaram-se apenas do ninho.

Mais à frente,na Ribalta...ó Lurdes,achas que é sempre a mesma família a ocupar o ninho?-desculpem,mas esta minha amiga percebe deste assunto.Lá fizemos novo registo e tal como as anteriores não nos ofereceram voo especial.Este blog tb é mais pobrezinho que o outro...

19 comentários:

  1. oh mas tu metes-ne em cada coisa so visto. e se agora pessoal começa a perguntar cenas a cerca das cegonhas??? sei la se sao as mesmo ou nao...vou la esgrilar pra ver se sao as mesma do ano passado. tb deverias ter tirado a pic mais perto nao achas?

    ResponderEliminar
  2. Pois amiga,mas tive receio de que elas não gostassem..ainda mexi na cena do zoom..mas pouco adiantou.
    Mas no outro lado andam a copiar,não achas?
    Não teriam outro assunto?
    Amiga,cheguei da aldeia um cibo cansada...para a próxima semana lá volto eu...
    abraço
    leonor

    ResponderEliminar
  3. boa noite para todos.nice pic das cegonhas!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. ACONTECIMENTOS NO MÊS DE MAIO
    AO LONGO DOS TEMPOS.



    23 de Maio

    - de 1808. Pedido de individualidades portuguesas a Napoleão Bonaparte, Imperador da França, de promulgação de uma Constituição.

    - de 1949. Entra em existência a República Democrática Alemã (Alemanha oriental).

    - de 1985. Com a divulgação de um comunicado conjunto sino-português sobre Macau, as negociações sobre o futuro do território irão começar.

    ResponderEliminar
  5. As cegonhas são aves migrantes da família Ciconiidae. As cegonhas têm cerca de 1 metro de altura e 3 kg de peso. O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos. As cegonhas não têm faringe e por isso não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, actividade a que se dá o nome de gloterar.

    ResponderEliminar
  6. Habitat
    As cegonhas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas, cidades, pântanos e pastagens.

    Alimentação
    Comem rãs, cigarras, cobras, insectos, minhocas e peixes.

    Reprodução
    Os filhotes saem da casca na Primavera e quando chove a cegonha abre as asas para protegê-los. Põe cerca de 3 a 5 ovos, a sua incubação é de 20 a 30 dias, as crias são indefesas e penugentas.

    ResponderEliminar
  7. A cegonha-branca (Ciconia ciconia) é talvez a espécie mais conhecida das 17 que formam a família das cegonhas (Ciconiidae). Está presente em Portugal, onde apenas se encontra também a cegonha-negra (Ciconia nigra), e é fácil de reconhecer devido à plumagem branca e preta, ao grande pescoço e pernas longas, ao típico bico comprido e avermelhado (que bate de uma forma muito característica para comunicar com outras cegonhas) e ao elevado tamanho de envergadura (a distância entre as extremidades das asas abertas pode chegar aos 2,2 metros).

    As cegonhas preferem zonas abertas na paisagem para se alimentarem e construírem os ninhos e procuram campos agrícolas ou zonas de águas pouco profundas para caçar. A sua dieta alimentar inclui anfíbios (rãs, sapos, salamandras e tritões), peixes (de água doce), répteis (principalmente cobras e lagartixas) e invertebrados (na sua maioria insectos como gafanhotos e escaravelhos; crustáceos como o lagostim; e alguns moluscos, como as lesmas e os caracóis). Sendo uma ave oportunista, pode ainda predar outras de pequeno porte (geralmente crias ou animais doentes) e pequenos mamíferos (ratos e musaranhos).

    Em meio natural, as cegonhas nidificam em locais de difícil acesso para os predadores de ovos, como as árvores. No entanto, com o contínuo aumento de postes, chaminés e torres de condução de energia, as cegonhas têm vindo a optar, cada vez mais, por construir os seus ninhos nestas estruturas artificiais.

    Uma mudança de hábitos que se tornou um problema para a segurança dos animais e para a condução da energia. Por isto, a REN pôs em marcha, em 1993, uma estratégia de realojamento dos ninhos que começaram a aparecer nas torres de energia para locais adequados, construídos nessas mesmas estruturas. Desde então já realojou 1700.

    A cegonha-branca é uma ave migradora, que faz viagens bastante longas entre dois continentes: durante os meses de calor, migra de África para a Europa, com o fim de se reproduzir; regressa ao continente africano, quando as temperaturas europeias começam a descer. Existem, contudo, alguns indivíduos que permanecem durante todo o ano em países europeus com um clima mais ameno, como é o caso de Portugal.

    Actualmente é uma espécie protegida por leis nacionais e internacionais, nomeadamente ao abrigo das Convenções de Berna e Bona e da Directiva Aves.

    A cegonha-branca é um animal associado a mitos e lendas, um pouco por todo o mundo. Em quase toda a Europa simboliza a prosperidade, felicidade e boa sorte, associada à chegada de um filho. Já na Ásia, é considerada um animal que ensina ao Homem o caminho para uma vida de santidade.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia amigos,mto em especial para o nosso amigo e colaborador Geno.
    ENQUANTO todos nós dormíamos,eis o trabalho deste amigo!
    Boa Geno, thanks!
    A PIC NÃO ESTÁ ASSIM MTO BOA,MAS SABES A MÁQUINA É DAS BARATAS,ESTÁ TUDO MTO CARO POR CÁ...JÁ leste comentário do Nuno,ali ao lado...ele vê tudo!!!A montanha c a pedreira...triste,não?Mas a pedreira está desactivada,não?Tenho de perguntar à Maria Antónia..ya ,Presidente da Junta de Santo Estêvão.
    Amigo,ontem um calor insuportável,hoje apresenta-se um dia escuro e parece q virá chuva.Ontem em Chaves parece que caiu bem!!
    Mas deve estar aí a aparecer a Delfina c novidades..miúda,estás melhor das pedras?
    abraço pra Worcester e Chaves.
    leonor

    ResponderEliminar
  9. Olá, bom dia!
    Leonor, cá por chaves o dia está escuro, parece que a trovoada que ontem caiu se vai repetir. Sim ontem caiu mita chuva ao final do dia. Quanto às pedras, essas já começaram a sair, no sábado à noite caiu a primeira e olha que não era nada pequena, sofri horrores. Ontem cairam mais umas areinhas, mas ainda tenho mais que devem sair a qulquel hora, empurradas com tanta água e chás.
    Amigos não queiram passar pelo mesmo façam o favor de beber muita água (1,5 litros a 2 litros por dia).
    Mana então como correu aí a festa ontem? Espero que te tenhas divertido.
    Beijinhos
    Delfina

    ResponderEliminar
  10. Olá amigos!
    Aqui o dia apresenta mtas caras:escuro,feio,sol,fresco,sol,calorzito...
    Então Deolinda,festa,é?
    Manda p'ra cá umas fotos mulher...sabes,o Joãozinho esteve doentinho,ontem já estava melhorzinho,coisas de dentes,disse-nos a mãe.
    abraço
    leonor
    Fina,larga essas pedras depressa...ficarás mais leve..ouvi dizer q a dor é semelhante a facas afiadas...

    ResponderEliminar
  11. Olá geno
    É sempre muito enriquecedor o teu comentário.
    Tambem sabes coisas do cavalo marinho?
    Gostava de conhecer melhor essa criatura .
    Nunca tive a oportunidade de ver ao natural.
    São encantadores,não vos parece?..

    ResponderEliminar
  12. O cavalo-marinho (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais e anemonas marinhas.

    ResponderEliminar
  13. Hábitos alimentares
    Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele.

    A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre às plantas submarinas enquanto se alimenta de pequenos crustáceos.

    ResponderEliminar
  14. Reprodução
    A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetro. Sobem logo à superfície para encher suas bolsas de ar, para poderem se equilibrar na água. Já se tornam independentes de seus pais, mesmo sendo frágeis.

    ResponderEliminar
  15. Origem do nome científico
    Os hippocampus eram seres fictícios da mitologia grega, filhos de Poseidon. A parte superior de seu corpo era a de um cavalo com crina membranosa, guelras e membranas interdigitais nos supostos cascos, e sua parte inferior era de um golfinho. Os Hippocampus eram empregados pelo Deus dos Mares em sua maioria na espionagem e na patrulha por seu reino oceânico em busca de empecilhos que também eram conhecidos como cavalo marinho.

    ResponderEliminar
  16. o lidia vai ali a amoinha suprise!!!!!!!!! o leonor chama a tua mana os cavalos marinhos na amoinha corre depressa mas nao caias

    ResponderEliminar
  17. cavalos marinhos na amoinha,o lidia corre depressa.

    ResponderEliminar
  18. Mas o que vem a ser isto?Estava eu mto decansadinha a fazer a esta e ouço este barulho todo!!!!
    Ó Geno,onde estão os cavalos marinhos na Amoinha homem?
    Lidia,não tens mais nada a perguntar ao Geno,sem ser sobre esses bichos?
    Falai mais baixo para a próxima.
    Diabo de canalha,nem deixam dormir uma pessoa!...

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário