Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Júlio Pereira, o INVENTOR (2)

Em 1923 apareceram na sua aldeia as primeiras debulhadoras, conhecidas por malhadeiras.
Ele introduziu-lhe tais modificações que, praticamente era como se fosse nova. Os resultados foram tão espectaculares pela adição de vários automatismos, que encostou todas as existentes no mercado. Desde essa data ficou a ser conhecido por Júlio das Malhadeiras. Com esta debulhadora, em 1952, participou numa exposição no Salão Internacional de Inventos, na Feira Internacional de Lisboa, sendo-lhe atribuida uma medalha de prata, medalha que aceitou por delicadeza, por lhe ser recusada a medalha de ouro, que o público reconheceu dever ser-lhe atribuida.
Nesse mesmo ano, participou com a mesma debulhadora no Salão Internacional de Bruxelas, num concurso entre 18 paises, sendo premiado com uma medalha de prata.Registou a patente que vendeu a António Monteiro.
Passado pouco tempo, construiu a prensa manual JUPER, com um simples macaco hidráulico.Foi tb concorrer a Bruxelas.Registou a patente que debalde procurou vender.
Com o seu grande espírito inovador, recriou o arrancador de batatas JUPER, introduzindo alterações de mta eficácia num exemplar Francês que se encontrava no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário