Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A ceia - tem muitos anos

4 comentários:

  1. É um autêntico relicário, digno de uma exposição pública. Convém não dizer onde está! É que andam por aí muitos "interessados" em peças de grande valor monetário e sentimental.
    Cuidado!!!!!!
    Um abraço
    Jorge Bilela.

    ResponderEliminar
  2. Nos evangelhos, a Última Ceia (também chamada de "Ceia do Senhor" ou "Ceia Mística") foi a última refeição compartilhada por Jesus com os doze apóstolos antes de Sua morte e ressurreição. A Última Ceia tem sido objeto de várias pinturas, sendo a mais famosa o afresco de Leonardo da Vinci em Milão, pintada em 1498.
    Durante a Última Ceia, e em referência específica ao tomar o pão e o vinho, Jesus teria dito aos seus discípulos, "Façam isso em memória de mim", (1 Coríntios 11:23–26). Outros eventos e diálogos foram gravados nos Evangelhos Sinóticos e no de São João. Todas as igrejas cristãs interpretam o descrito como a instituição da Eucaristia.
    O vaso que era usado para servir o vinho ficou conhecido também como o "Cálice Sagrado", e tem sido um dos supostos objetos da literatura do "Santo Graal" na mitologia cristã.
    A Última Ceia ocorreu na véspera da morte de Jesus. O Novo Testamento narra que Jesus pegou no pão em suas mãos, deu graças e disse aos Seus discípulos: "Este é o meu corpo que será entregue a vós". Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele pegou o cálice em suas mãos, levantou ao alto e disse aos seus discípulos: "este é o meu sangue, o sangue da vida que será derramado por vós."

    ResponderEliminar
  3. São Lourenço de Cantuária (ou São Lourenço de Canterbury; falecido em 3 de Fevereiro de 619), foi o segundo Arcebispo de Cantuária. Chegou à Inglaterra com Santo Agostinho de Cantuária em 597, como parte do esforço de missionação do reino anglo-saxão de Kent, levado a cabo pelo Papa Gregório Magno

    Sucedeu a Agostinho à frente da diocese em 604. É festejado a 3 de Fevereiro.

    ResponderEliminar
  4. o portal da historia"
    4 de Fevereiro

    - de 1799. Nascimento de Almeida Garrett, no Porto, a quem é dado o nome de João Baptista da Silva Leitão. Só mais tarde acrescentará os apelidos pelos quais será conhecido.

    - de 1844. Revolta de Torres Novas, de inspiração Setembrista, contra o governo de Costa Cabral, que falha por falta de apoio popular e do exército.

    - de 1881. Nascimento do Professor e Poeta João de Barros.

    - de 1904. 1. Um grande número de trabalhadores portuários e metalúrgicos junta-se ao movimento grevista dos metalúrgicos, começado em 7 de Dezembro do ano anterior. O movimento fracassa completamente. 2. Tem início a Guerra Russo-Japonesa.

    - de 1945. Começa a Conferência de Ialta, na Crimeia, no Sul da antiga União Soviética. Estaline, Roosevelt e Churchill discutem a rendição incondicional da Alemanha.

    - de 1961. Tem início a Guerra de Libertação de Angola, com o ataque do MPLA à Casa de Reclusão Militar, ao quartel da PSP e à delegação da Emissora Nacional em Luanda e da UPA no Norte da província.

    - de 1982. O PCP apresenta na Assembleia da República três projectos de diplomas: protecção e defesa da maternidade, garantia do direito ao planeamento familiar e educação sexual, interrupção voluntária da gravidez. O conselho permanente do Episcopado Português criticará o projecto sobre o aborto no dia 8 de Fevereiro. A Lei de do Aborto será aprovada em 14 de Fevereiro de 1984.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário