Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Júlio dos Santos Pereira

Completaria hoje 108 anos, o tio inventor!
Nascido a 17 de Fevereiro de 1903, em Amoinha Nova, freguesia de Santiago, concelho de Valpaços, filho de José dos Santos e Luisa Pereira, casou com Rita Adelaide Melo da Silva, de quem teve 7 filhos: Berta, Antero, Edgar, Norberto, Licínio, Otília e Amélia.
Aos 12 anos, à força de canivete e de madeira rija, construiu uma tarara para limpar o cereal.E o povo servia-se dela, funcionava mesmo..._Eu, algumas coisas que tenho descoberto, as principais são em sonhos.E depois quando acordo, ficam-me gravadas. Mas se quero ver as imagens, tenho de fechar os olhos.Com os olhos abertos não vejo nada.
Viveu na sua aldeia até aos 23 anos, indo casar-se a Moreiras, onde passou a viver durante 16 anos. Aos 30 anos tirou a carta de condução de automóveis ligeiros. Obteve o diploma de 4ªclasse aos 60 anos e quis tirar a carta de condução de tractor.
Se na invenção ele merece m lugar de destaque, foi na inovação um mestre.Com uma facilidade incrível introduziu alterações em instrumentos ou aparelhos, dando-lhes um funcionamento muito maior.
Aos 14 anos construiu um esmagador de uvas, copiado por outro.

Voltaremos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário