Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quinta-feira, 1 de março de 2012

O património! Obrigação de preservar.

Cada um de nós constrói ao longo da sua vida o seu património pessoal.
Começa pela herança cultural recebida por via dos seus progenitores à nascença: o seu jeito de ser,
os hábitos, os próprios tiques, as feições...mais tarde, cultiva essas "terras" que recebeu e as que acrescenta pelo suor, desempenha as funções para as quais foi talhado e ou pelas competências adquiridas.
Também constitui família que é o seu tesouro, a quem tem o dever de reenviar a tal herança, os valores recebidos e adquiridos pela experiência e actualização pelo tempo fora: a informação.
O tempo!
Hoje os Amoinhenses tomaram consciência, neste episódio dos Túmulos, da importância do património comum a todos, como é a nossa Capelinha de Santo Antão e do dever individual e colectivo da sua preservação e valorização.
Bem haja à Dra.Cidália, do Instituto de Gestão do Património, aqui presente hoje na aldeia, dando as suas indicações e emprestando o amor pela nossa Capela a todos os presentes.
Só preservando, deixaremos algo aos nossos vindouros.
Obrigada a todos pelos conselhos: ao clubehistoriaesvalp.blogspot.com, ao Instituto de Gestão do Património, a todos os comentadores e visitantes, que sabemos estão empenhados neste nosso trablho

2 comentários:

  1. Diz-se que sem passado não há futuro, mas o futuro, prepara-se no presente. E com amoinhenses como estes, Amoinha Nova tem o seu futuro preservado, parabéns.
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, amigo Nuno, pelo teu simpático comentário.
    Bom fim de semana
    abraço
    leonor moreira

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário