Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O sino da nossa aldeia











Foi com enorme espanto, que no passado fim de semana nos deslocamos à Capela da nossa aldeia para saber do andamento das obras de limpeza do telhado da Capela de Santo Antão. São meia dúzia de passos, bah...mas deu p'ra "descobrir" a beleza do nosso sino. Bem! Estavam o Fernando, o Azevedo, a senhora mordoma, a Virgínia, a Maria Alice, O Eurico, a Lidia e, claro, o simpático mestre da obra, o amigo Marcial, homem da Lala.
Limpei os "vidros" já em vias de fim de validade, a vida está cara... e olhei...e voltei a olhar! Já me doía o pescoço, mas valeu a pena!
- Atão, homes! Quem vai lá cima tirar fotos ó sino, catano?- precurei aos presentes.
Ainda estava o andaime, visto que segundo o Marcial, após lavagem das telhas, ainda vai levar tratamento p'ra evitar a humidade ou o musgo, ou isso, sei lá. O que eu sei mesmo de "bérias" é que tivemos de proteger as campas, ali no cemitério anexo por recado escrito e colocado na porta da Capela pela senhora mordoma, a tal da Virgínia. Estou a repetir-me mas neste caso nem calha mal, digo eu bah.
-Atão Azevedo, tens medo de cair ou quê?( é uma técnica que resulta...)
Amigos, aqui ficam as imagens do belo sino da nossa pequenina Capela cuja fundição data de 1898.
Azevedo, volta lá p.f. numa próxima "puxada" tira nova foto à inscrição atrás do sino. Era Theago quê? Voltaremos ao assunto.

2 comentários:

  1. Não me parece que seja só o telhado a precisar de recuperação, também o sino me parece estar a necessitar de uma beneficiação.
    Eis um link interessante que explica como se faz um sino, confesso que nunca me passou pela ideia que recorressem a alguns dos materiais indicados.
    http://sinos.cousinha.pt/fundir/pag2.htm
    Cumprimentos,
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno,
    Obrigada pela visita e inf.
    cmps
    leonor moreira

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário