Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A caminho de Adagoi

6 comentários:

  1. ola boa tarde para todos!! a paisagen muito bonita !!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada amigo Geno, pela tua visita.

    De acordo com o topónimo, Adagoi(pronuncia-se como "boi" e não, com o ditongo aberto), é de origem germânica e significa veiga, ou pequeno vale.
    A presença de oliveiras, olivais, amendoeiras, olmos, velhos e rugosos troncos de cactos aloé, faz-nos pensar numa atividade agrícola bem forte e produtiva. A terra banhada pelas duas ribeiras, Alhariz e Adagoi,deverá ser muito fértil.
    Ouvimos dizer que o último ali residente, terá sido o sr.Francisco Sampaio, que a certa altura da sua vida, e pelo isolamento, se terá mudado para o Cancelo, aldeia vizinha. Ali ainda se produz muito vinho( o Zé Manel tem lá uma vinha), azeite e amêndoas.
    Na construção dessas casas, hoje em completa ruína, terão usado a pedra "piçarra"?- o conhecido xisto. Ao longe, contemplamos o Monte da Santa Isabel.
    cmps a todos e poderão os amigos visitantes complementar estas informações ou contrariá-las.

    ResponderEliminar
  3. Adagoi é um aldeia portuguesa da freguesia de Santiago da Ribeira de Alhariz, e do concelho de Valpaços com 0 (zero) habitantes, que pode espelhar de maneira inequívoca como será o nosso planeta quando a humanidade se extinguir.

    ResponderEliminar
  4. Localização

    Adagoi, fica ensanduichada entre as ribeiras de Adagoi e Alhariz o que faz que seja envolvida pelas mais belas paisagens de todo o concelho de Valpaços. Localiza-se perto do centro do triângulo em cujos vértices se situam as aldeias vizinhas do Cancelo, Santiago e Paradela. Está ligada ao Cancelo por um caminho estreito, mas por onde podem circular veículos com tração às 4 rodas, também existe uma ligação a Santiago da Ribeira de Alhariz através de um caminho íngreme, de elevado declive e estreito, por onde apenas podem circular pessoas a pé ou veículos de tração animal. Dista 2 km de Santiago, 2 km do Cancelo e 8 km de Valpaços.

    ResponderEliminar
  5. A População

    O ùltimo habitante de Adagoi foi o senhor Francisco Sampaia, que depois de viver alguns anos em completo isolamento, se mudou para a aldeia vizinha do Cancelo. Adagoi tornou-se uma aldeia fantasma, apesar de possuir terrenos férteis, como o seu próprio nome indica, possuir água em abundância, fornecida pelas lindíssimas ribeiras de Alhariz e Adagoi,de nos seus campos se produzirem vinho de elevada qualidade, azeite e azeitonas muito bons, excelentes amêndoas, a mais varidada gama de frutos e produtos hortículas e de entar equadrada no meio de paisagens deslumbrantes onde apenas se escuta o barulho terno da água das ribeiras, o cantar melodioso dos pássaros, e o silvar melancólico do vento norte. Adagoi é desgraçadamente uma aldeia sem vida humana.

    Anos sessenta
    Nos anos sessenta em Adagoi viviam 11 familias que totalizavam cerca de 50 habitantes, e que produziam para o mercado nacional, vinho, azeite, e amêndoas.

    ResponderEliminar
  6. Adagoi é um nome de origem germânica, Adeguaoy, que significa veiga ou pequeno Vale, o que comprova a passagem de povos suevos e visigodos por este local.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário