Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fazer o pé...

3 comentários:

  1. Mas o que quer dizer fazer o pé? Tem haver com bagaço é? e que o video esta mt dark mas ainda deu pra ver a senhora com um pucaro a deitar o vinho na cantaro...mas entao a esta tarefa nao se chama incubar?????...a palavra as tantas nem e assim q se escreve..

    Lula

    ResponderEliminar
  2. Olá amigas,
    Estes amoinhenses estão a fazer a encubada,que quer dizer; envasilhar, meter o vinho em cubas. Curiosamente sendo um termo já antigo ele agora tem mais propriedade porque há quem meta efectivamente o vinho em cubas de inox enquanto antes se encubava apenas para pipas ou tonéis ou ainda noutras regiões para talhas de barro.A palavra incubar significa o que se diz aí na nossa terra chocar os ovos, agora está também muito em voga para designar o termo incubada para empresas ligadas à investigação e inseridas num pólo tecnológico das universidades.
    Mais brejeiramente há regiões em que encubada diz-se das jovens desfloradas.
    Cmp.
    Nuno

    ResponderEliminar
  3. ahahaha olá amigos!!!!! então incubar é chocar os ovos!!! ahahahah dessa não sabia eu. A vida é mesmo uma aprendizagem . A mim falta-me tanto por aprender....obrigada Nuno. Olhai que desta palavra não me esqueço mais....i promise.

    Bom dia pra todos, aqui o dia escuro e de chuva ;(

    Lurdes

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário