Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Outeiro Seco em 1709


Dedicamos este post aos amigos Outeiro Secanos, em especial ao amigo Nuno, amante da sua terra e conhecedor da sua História.
Temos documentos que comprovam, a propósito da Igreja Românica a que ele faz referência em comentário, que mto agradecemos, de que era em 1709, designada por Santa Maria da Azinheira.
"in Processo de Genere" do Padre Domingos Pinheiro, diz ser natural da freguesia de SANTA MARIA DA AZINHEIRA do lugar de Outeiro Seco, filho de Miguel Sobrinho e de sua mer Maria Pinheira, neto pela parte paterna de Gaspar Sobrinho e de sua mer Isabel do EYRÓ; e pela parte materna netto de António Gonçalves e de sua mer Maria Pinheira todos do lugar de Outeiro Seco, freguesia de Santa Maria da Azinheira...."
Deixamos uma imagem do Penedo no último fim de semana.
Aos sinos, voltaremos...

4 comentários:

  1. É extraordinário, as buscas que eu já fiz por causa do padre Domingos Pinheiro que, foi quem mandou pintar o altar mor em talha dourada, no ano da graça de 1768, conforme inscrição no respectivo altar. E vens agora tu dizer-me que ele era de Outeiro Seco.
    Curiosamente já não há na aldeia qualquer família com o nome de Pinheiro, mas por certo haverá ainda descendentes ainda que com outro apelido.Obrigado por esta informação.
    Ah gostei de ver o nosso bairro agora tão pequeno e antes do tamanho do mundo, assim como o Alfredo, companheiro de tantas brincadeiras, mais do Nando porque tu eras mais recatada e também porque tinhas rédea curta.
    Um abraço aos Moreiras meus contemporâneos no Penedo.
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  2. Ahhahaha..rédea curta!! Era, era...

    Olha, amigo Nuno, tb gostei de saber que esse padre mandou pintar o altar...da Igreja de São Miguel?
    Tb tenho o Processo de Génere do Padre Belchior de Chaves (isto é apelido)..natural tb de Outeiro Seco, filho de Domingos Rodrigues e de Isabel de Chaves, feito no ano de 1686.
    Haverá descendentes?
    cmps
    leonor

    ResponderEliminar
  3. Há dois nome iguais, mas é mesmo assim.
    cmps
    leonor

    ResponderEliminar
  4. ahaahah que risa me deu...

    Lula

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário