Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

NOSSOS AMIGOS


Outeirosecanos por adopção,fomos à procura dos Frescos,retirados há anos da Igreja de Na.Sra.da Azinheira e enviados para a cidade de Guimarães,onde moro.Fomos encontrá-los no Museu Alberto Sampaio,na sala designada de "Sala dos Frescos".

Lindos!Não os vamos publicar neste blog,mas vamos presentear Outeirosecanos com a "casa"onde moram as referidas pinturas.

cumprimentos

o blog amoinhanova

3 comentários:

  1. Este Museu foi criado em 1928 para guardar o espólio de algumas instituições religiosas extintas:alfaias litúrgicas-cálices,cruzes,capa de missal,que pertenceram ao tesouro de NªSra.da Oliveira.
    O acervo completo deste Museu é constituido pelas seguintes colecções:ourivesaria,pintura,escultura,têxtil,cerâmica e azulejaria.

    ResponderEliminar
  2. A peça de maior significado histórico à guarda neste museu é o LOUDEL(1385),espécie de vestimenta usada por D.João I na Batalha de Aljubarrota.Este Rei terá doado a Na Sra da Oliveira todo os despojos da Batalha.
    A escolha de Alberto Sampaio como patrono do Museu,constitui uma Homenagem àquele historiador Vimaranense que se dedicou principalmente à história da sua região.
    1841/1908

    ResponderEliminar
  3. Ora então poderemos dizer aos nossos amigos de Outeiro Seco os 3"frescos"que lá se encontram da sua igreja da Sra da Azinheira se designam desta forma:"PADRE ETERNO"JA RESTAURADO C A AJUDA DE UM MECENAS,"BAPTISMO DE CRISTO" E A "TRANSFIGURAÇÃO".São 3 dos oito que lá se encontram,sendo que um dos restantes é da Igreja de Santa Valha em Valpaços,do qual daremos aqui a devida relevância a curto prazo.
    Os nossos respeitosos à SRA.dIRECTORA DO mUSEU Referido,DRA.Isabel Maria Fernandes,nossa amiga e tb à Dra.Rosa Maria Saavedra pela gentileza e simpatia c que sempre nos recebe.
    Beijinhos tb às meninas c quem trabalhámos em grandes projectos.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário