Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AO LONGE A PENHA...


5 comentários:

  1. Monte da Penha ou Monte de Santa Catarina é o ponto mais elevado da área urbana de Guimarães e a partir do seu topo, onde está localizada uma estátua do Papa Pio IX, é possível alcançar vistas magníficas,que podem estender-se até ao oceano. A Montanha da Penha, graças às suas características naturais, constitui um dos grandes pontos de atracção turística de Guimarães, podendo desfrutar de uma paisagem natural única. Possui vários equipamentos dos quais se podem salientar: um parque de campismo, um campo de mini-golfe, um mini-trem turístico, um Centro Equestre, áreas de passeio e pic-nic. Para além destes equipamentos, existem também outros pontos de interesse, como por exemplo: monumentos, grutas, miradouros.

    Um dos locais mais importantes existentes na Montanha da Penha é o Santuário da Penha. Este santuário é um centro de peregrinação muito importante, ao qual ocorrem muitos fiéis, principalmente na época de Verão.

    Os visitantes e turistas que pretendam deslocar-se à Montanha da Penha poderão fazê-lo através do teleférico, apreciando assim a magnífica paisagem que separa o vale e a montanha de Guimarães.

    ResponderEliminar
  2. O Santuário da Penha, situa-se no Monte da Penha, em Guimarães.

    As obras iniciaram-se em 6 de Agosto de 1930, segundo o projecto do arquitecto Marques da Silva.

    O Santuário da Penha é uma obra construída quase toda ela em granito da região, com o objectivo de esta se integrar no ambiente que a rodea. As suas linhas, modernas para altura, não seguem as formas tradicionais, sendo sempre linhas rectas, estando integrada no estilo "Art Deco" da década de 30.

    Sofreu um incêndio em 13 de Fevereiro de 1939 onde foram destruidas a imagem da Senhora da Conceição e a talha que formava e guarnecia o Altar-mor, atrasando desta forma a sua construção.

    A inauguração foi em 14 de Setembro de 1947 sem a presença do arquitecto Marques da Silva falecido 3 meses antes.

    ResponderEliminar
  3. O Beato Pio IX, OFS nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigallia, 13 de Maio de 1792 - Roma, 7 de Fevereiro de 1878). Foi Papa num total de 31 anos, sete meses e 17 dias, entre 16 de Junho de 1846 e a data do seu falecimento. É o pontificado mais longo da história depois de São Pedro.

    Foi o 3º Papa a nascer no dia 13 de Maio os outros 2 foram Papa Inocêncio XII e Papa Inocêncio XIII

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez nota dez pro nosso colaborador sempre atento às coisas da pesquisa.
    Obrigada mais uma vez amigo Geno
    abraço
    leonor

    ResponderEliminar
  5. Geno amigo,
    Do ponto mais alto da Penha,recinto do Pio IX poderemos apreciar a vista panorâmica da cidade e seus monumentos a 360 graus.
    Vista semelhante àquela q podemos observar do Miradouro em Chaves,lembras-te Lula,com amigos Ulisses/Sãozinha/Fernando/Lídia eu e tu?
    Poderemos repetir,mas na Penha!Combinamos no Verão,ya amigos?
    abraço

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário