Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Água vai!"

Tem esta expressão popular, origem nos usos e costumes dos tempos antigos.
Na ausência de esgotos, as mulheres pela manhã, lançavam pela janela os "líquidos"vertidos durante a noite no tal do penico, vaso de noite, bacio..., movimento acompanhado em alta voz de "aí vai água", de modo a avisar os passantes do lançamento do dito cujo já referido chichi.

Hoje aplicamos a mesma expressão para significar "sem aviso prévio".

Penicos Históricos: Há uma lenda que nos conta a história do Padre Louis Boudaloue, que sendo muito longo nas suas pregações/sermões, complicava a vida das damas...aflitas, não podiam sair pra se irem libertar.

Foi então que algumas se faziam acompanhar dos ditos "vasos", que escondiam debaixo das  suas belas roupas e assim resolviam o problema...eram bacios especiais: a parte dianteira era mais alta, sem risco de errar o alvo.

Ficou conhecido então por Vaso de noite - Bourdaloue, segundo reza a referida lenda.

Sinónimos mais chiques: vasos de noite, vasos sanitários, bacios
Eu, encontrei este, pintei-o e a minha irmã deu-lhe nova utilidade.

2 comentários:

  1. Olha o penico que bonitinho ficou com as florzinhas! Boa imaginaçao, tinha mesmo de ser das amigas da Amoinhanova.



    Lula

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante este post. Efectivamente este costume era muito utilizado em Lisboa, quando ainda não havia uma rede de saneamento básico, só criada pelo Marquês de Pombal. Contudo o aviso tinha de ser em tripicado, isto é, gritar três vezes "Água vai" para os passantes se porem em recato.
    Nos meios rurais não havia tanto esse hábito, porque quase todas as casas tinham pátio e este por sua vez uma estrumeira.
    Recordo-me ainda das senhoras mais antigas usarem saias muito compridas, e não usarem cuecas. Aliviavam-se em pé, abrindo as pernas e com a mão, flectiam um pouco a saia para a frente.
    Um optimo fim de semana para todos e aproveitem o calor.
    Um abraço
    Nuno Santos

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário