Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sepulturas na Capela de Santo Antão






Como foi aqui informado, as obras de beneficiação na nossa Capela tiveram o seu início na passada semana.
O chão, já podre e esburacado, de madeira, foi removido e a surpresa foi enorme quando ficaram a descoberto 25 sepulturas em terra, separadas geometricamente por barras de pedra, que em altura mediam cerca de metro e meio ( a confirmar), das quais, as da frente, serão mais curtas que as restantes.
Este valioso património (as referidas pedras) terá sido inconsequentemente "violado" numa anterior mudança de piso há muitos anos atrás. Foram feitos cortes para suporte das vigas. Este erro será reparado...terá dito o responsável pela obra.
Parece terem sido encontradas ossadas numa das sepulturas aquando da aferição da altura das pedras na profundidade, que de imediato foram cobertas.
Agradecemos acréscimo de informação, tanto do prosseguir da obra, como da fase histórica a que se reporta esta descoberta.

6 comentários:

  1. Tivemos inf. de que o Senhor Padre Ivo, ter-se-á reunido com o responsável pela obra, o Sr.João, estando presente o povo.
    Não nos foi possível estar presentes, pois que tivemos de ir a Outeiro Seco a uma missa de sétimo dia por alma do nosso tio Albano.
    cmps
    leonor moreira

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde!
    Apraz-me verificar pelas fotos deste post bem como do mais recente que as obras de beneficiação estão em curso. Pelo que vejo o que restava do forro tabuado de madeira do piso da capela de Santo Antão já foi removido. Uma ou duas questões que gostaria de colocar à Leonor, que poderá eventualmente informar-se junto das pessoas mais idosas de Amoinha Nova - O piso existente aquando da anterior mudança de piso a que a Leonor se refere já era tabuado? As pedras que diz terem sido sujeitas a cortes são as mesmas (cujos topos se vêem nas fotos) que medindo cerca de metro e meio, em profundidade serviam de parede aos túmulos, não é assim? Coloco estas questões porque tenho alguma dificuldade em crer que o piso original da capela,cuja estrutura me parece solidamente construída em pedra bem aparelhada não fosse lajeada, como era o piso de uma pequena igreja em ruínas que tive oportunidade de verificar numa aldeia abandonada desde a década de 50 do século passado, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo(Colmeal) em que a selar cada compartimento da quadrícula tumular (idêntica a esta)encontravam-se lajes de espessura relativamente reduzida, não existindo nela qualquer vestígio de que alguma vez tenha recebido forro tabuado. Se se confirmar (e só nesse caso, obviamente)que no passado o piso tenha sido lajeado, não seria de se ponderar a possibilidade de lhe restituir o aspecto original em alternativa ao forro tabuado? Isto é apenas uma sugestão absolutamente condicionada pela segura confirmação das respostas às questões que coloco.
    Continuação de um bom trabalho e as minhas pessoais felicitações pela determinação que revelam na preservação do vosso património.
    Cordiais cumprimentos,
    Leonel Salvado.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Dr.Leonel!
    Obrigada pela visita, pelo comentário e principalmente pelo aconselhamento.
    Também nós temos essa preocupação de preservar...aliás, foi logo ideia do meu irmão Fernando que se colocassem lajes por cima das campas e o transmitiu a alguns moradores em virtude de o não poder fazer pessoalmente como indiquei em primeiro comentário.
    Pelos mais antigos, a inf. de que dispomos é que o piso tabuado terá sido colocado na década de 50??? pelo Sr.Albino. Não conseguimos informação se anteriormente haveria as tais lajes.
    No adro, diz a Tininha que sim, havia uma sepultura lajeada, cuja pedra já não existe.
    Julgamos que o Sr.Padre terá tomado as melhores e ponderadas decisões junto do responsável pela obra.
    Muito agradecemos os seus préstimos, a si, amigo Leonel, no sentido de nos ajudar a colocar o assunto em aberto afim de que todos os de Amoinha, espalhados pelo Mundo tomem consciência do que está a ser feito e façam as suas contribuições monetárias, necessárias à concretização da obra.
    com os melhores cumprimentos
    Amoinha Nova

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite amiga Leonor!
    Vou, com todo o gosto, o mais brevemente possível contribuir para a divulgação da vossa iniciativa, tanto no CHV como na página do Facebook vinculada ao blog que é apenas de natureza informativa.Para isso terei de utilizar, se me derem licença as fotos deste blog e as informações que aqui me proporcionaram. Até lá...
    À Leonor, aos seguidores do blogue e à Comunidade de Amoinha Nova,
    Os meus cumprimentos,
    Leonel Salvado.

    ResponderEliminar
  5. Claro que sim, amigo Leonel.
    Tudo o que sirva para divulgar o Património da nossa Amoinha Nova- atenção, pq há a Velha, é um prazer para nós.
    Agradecemos a sua disponibilidade,elevada simpatia e interesse.
    As imagens, claro que pode e deve usar.
    Temos mais imagens da nossa Capela e do respectivo sino...dizem os antigos que terá vindo da Igreja de Santiago, no arquivo do blogue, dias 11/10/2011, 10/10/2011 e 06/10/2011.
    os cumprimentos
    leonor moreira

    ResponderEliminar
  6. Olá amigos,
    Soubemos hoje que as obras na Capela ainda não foram reiniciadas.
    Esperemos que tudo decorra da melhor forma e que seja devidamente protegido o nosso património.
    abraço a todos
    leonor moreira

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário