Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Da eira do Ti Jaime...

No passado Domingo, entrei na Eira do Ti Jaime e recuei ao tempo dos meus avós Luísa e José Moreiras. Não! Não conheci o meu avô Zé, mas recordo a minha tia Umbelina, nesta casa, à lareira, a secar os cueiros da canalha do Heitor, acho eu. A minha avó fazia café na pichorra preta ao lume. Um dia pedi-lhe um cibo, e ela deu-mo. Era bem bô! Desta velha casa ainda sinto o cheirinho dos cravos que a minha prima Lina tinha na varanda, ali por cima da enorme padieira, onde reza a inscrição 1956, penso eu...e me oferecia. Também havia begónias enormes a espreitar das janelas ou portas, hoje em ruínas. Eram tão bonitas, estas plantinhas!
Depois, lembro a presença da minha avó Luísa na nossa casa, ali ao lado. Passou para lá, já velhinha. Dormia no quarto do relógio...ouvi qualquer coisa semelhante a isso aos irmãos mais velhos. Eu ainda era pequena...quando ela partiu de vez. Tinha uma ligação muito forte com a Capela e a religião. Fazia bonitas flores em veludo que colocava primorosamente na Capela. Dizem que havia algum atrito entre ela e o senhor Reitor, a respeito da ornamentação do templo. Parece que era muito "mandona" nessas coisas. A DªEsperancinha contou-me que nunca viu um funeral tão concorrido como o dela, tanto de pessoas das redondezas, como de Padres. Foi ela que confeccionou as comidas para eles, pois que, parece que os familiares, apenas velavam respeitosamente a sua falecida. Daí que o "comer" tenha sido feito na Casa do Sr.Casimiro, para onde se deslocaram os senhores Padres e o Sr.Reitor. Há tempos soube que ela ia de madrugada rezar pelo seu marido para o cemitério, onde permanecia durante muito tempo. Tenho de voltar a perguntar como se chamava ao "casaco" que ela usava nessas visitas e tb quando o frio apertava. As suas filhinhas/ gémeas, que faleceram com meses, foram as primeiras a serem enterradas no Cemitério, depois da proibição dos enterros na Capela. Os meus bisavós, estarão por certo enterrados dentro da Capela de Santo Antão.
  Tenho saudades da minha avó Luísa!

3 comentários:

  1. Olá Leonor:
    Estás a aprimorar-te na escrita, um dia deste temos por'i um livrito do Planalto! Força!
    Bjo
    Gil Santos

    ResponderEliminar
  2. Há tempos que eu ando a dizer isso! Nem é preciso mecenas, o livro paga-se a ele próprio e a Tipografia Gráfica Sinal em Chaves, é optima e tem um serviço de qualidade e bom preço.
    Força nisso.
    Um abraço,
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  3. Escreve mais
    Gosto dos tous dezêres.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário