Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 7 de março de 2011

António Pereira dos Santos, o Combatente


Completaria ontem 116 anos, se estivesse entre nós, o Combatente António Pereira dos Santos de Amoinha Nova.

4 comentários:

  1. Cara Leonor Ferreira Moreira. Se conseguir ainda mais dados para além dos que já recolhi sobre o "ti Moreiras", natural de Amoinha Nova, vou compor uma entrada deste colega do "soldado milhões" e propor a sua publicação no "Dicionário dos mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses" em que estou a colaborar sob coordenação de Barroso da Fonte e cuja 2.ª edição, revista e actualizada, está agendada para Outubro Novembro. A ver vamos!Até lá,
    os meus cordiais cumprimentos.
    Leonel Salvado

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde amigo Leonel,
    Pois será com muito prazer que daremos o nosso contributo para que o seu projecto siga em frente.
    Vou pô-lo em contacto com Gil Santos, neto do referido combatente, este que foi meu tio paterno.
    cmps
    leonor moreira

    ResponderEliminar
  3. Ah! Isso seria "ouro sobre azul". Como compreenderá, ainda não me atrevo pessoalmente a compor uma "entrada" para o "Dicionário dos mais Ilustres Transmontanos..." do seu tio paterno (não fazia ideia!) uma vez que nem sequer disponho do livro publicado por Gil Santos (e pelo pai, suponho!), o tal "De Chaves a Copenhaga, a saga de um combatente". Se o seu sobrinho não se importasse de compor uma síntese biográfica do seu heróico avô para publicação em seu nome Dicionário MITAD seria para todos nós transmontanos uma honra. O que acontece é o seguinte, amiga Leonor Ferreira: fui convidado pelo Barroso da Fonte para colaborar na actualização daquela obra colectiva na parte que respeita ao concelho de Valpaços. Ora como deve saber na 1.ª edição existem vários problemas designadamente a omissão de personalidades que lá deviam constar e estranhamente não constam. Ora, da relevância desta figura (seu tio paterno) natural do concelho de valpaços, embora passado a outra freguesia de que não me recordo o nome, mas seguramente do concelho de Chaves (pouco importa, é um valpacense de nascimento) ninguém colocará em dúvida e todos gostarão de saber que houve um herói da 1ª Guerra Mundial, aliás "camarada" do célebre "soldado Milhões", nascido em Amoinha Nova.
    Agradeço-lhe a cortesia em disponibilizar-se a pôr-me em contacto com o seu sobrinho Gil Santos e aproveito para lhe recordar que mensagem a mim destinada pode ser enviada para:
    clubehistoria.esvalp@gmail.com
    Os meus cordiais cumprimentos,
    Leonel Salvado

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário