Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

domingo, 16 de janeiro de 2011

EMENTA

Para o jantar de Sábado cozemos umas deliciosas couves, batata cozida e torrada na brasa com costeleta tb na grelha.
Sobremesa:diospiros do Roncal.

6 comentários:

  1. Hey gentinha boa sobrou algumas coisinha aqui pra menina? Ando com ums apetites nem queiras saber....olhai eu ontem fiz caldo verde..ai que trabalho me deu cortar o raio das couves.Olha o Geno comer umas malgadas miuda mas ainda a sobras queres?
    Passa pra ca umas costela tb....

    Lula

    ResponderEliminar
  2. QUE MENU TÃO DELICIOSO...
    SOBROU ALGUMA COISA PARA A MINHA PESSOA?...NEM QUE SEJA SÓ UM DIÓSPIRO DO RONCAL...
    HAHAHAHA...
    UM ABRAÇO!

    ResponderEliminar
  3. boa noite para todos:lanca ai uma malga de caldo que ja tenho fome !!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Oh Geno, nao e caldo sao couves com potatoes cozidas...acho q nao sobrou nada...

    Lula

    ResponderEliminar
  5. Santo Antão, protector dos animais, festeja-se a 17 de Janeiro.

    Em alguns anos, quando coincidia com dia de trabalho, passava para o domingo a seguir (Cf. 17 Janeiro de 1952).

    Os animais davam três voltas à igreja e eram benzidos.

    Esse constume està em vias de desaparecer por falta de gado e vontade dos donos.

    Romagem

    Nas memórias paroquiais de Aldeia do Bispo, escreve em 25 de Maio de 1758, o cura da nossa igreja, que os moradores de NAVASFRIAS (povo vizinho jà em território espanhol) vinham em romagem à igreja de Santo Antão, no dia 17 de Janeiro.



    Quer a Tradição que Antão, ou António, terá nascido no seio de família abastada pelo ano 251 d.C. em Quema (Heracléopolis) na margem esquerda do Nilo, Egipto Central, encetado vida de anacoreta aos 18 anos na solidão do deserto, abrigando-se em túmulos, castelos em ruínas e cavernas, nas quais diversas espécies de animais se constituiram em regular companhia.





    Intrépido, sai do deserto em 311 para acorrer aos cristãos perseguidos em Alexandria, onde também denuncia as concepções do heresiarca Ario que negava a natureza divina de Cristo. É-lhe atribuída a redacção das 7 Cartas dirigidas aos mosteiros que iam surgindo do Mar Vermelho às margens do Nilo. Os seus dias terão chegado ao fim em 356 com a idade de 105 anos. É da lenda popular que a sua sepultura terá sido descoberta em 565, o seu corpo transportado para Alexandria; daqui para Constantinopola em 635 ; já no séc. X as suas relíquias terão vindo para Saint Didier de la Motte (em França – departemento de ISERE) e, em 1491, repousado em Saint Julien des Arles (em França, departamento de BOUCHES DU RHONE).



    Mas onde, quando e como é que Santo Antão passou a ser associado com os animais, consagrando-o como seu excelso Padroeiro, são três questões de nada fácil deslinde. O culto antaniano – dizem outros antoniano – terá surgido logo na Igreja grega do séc. V e, desta, passado às igrejas do Ocidente em pleno Médioevo. Os rigores duma existência no deserto perante as seduções da vida de prazer a que renunciara, serão as tentações mafarricas da carne logo representadas no quió-quió, reco-reco porcino. A segunda hipótese de explicação vai pela convivência do eremita com todos os animais. Terá sido já no séc. X que a invocação contra as epidemias, o mal ou a maleita do fogo-de-Santo Antão,vulgo herpes, popularizou a intercessão miraculosa do nosso Santo a favor do bibo : gado vacum, equino, muar, asinino, ovino, caprino, bem como animais de estimação, todos ficaram ao abrigo do seu capote espiritual e ao alcance do seu báculo punidor, se tresmalhos houver.


    Hoje, de guarda à porta principal da nossa igreja em Aldeia do Bispo – Sancti Michaelis de Aldea Episcopi, assim designada em 17 de Setembro de 1365 na prebenda para o clérigo Gil Esteves – lá temos o Padroeiro Santo Antão. Para muitos de nós é tão-só a Igreja de Santo Antão. Santo Antão é Padroeiro, São Miguel Arcanjo é o Orago.

    ResponderEliminar
  6. O blog fica mto agradecido ao amigo Geno Figueiras pela sua prestimosa e atenta colaboração.
    abraço amigo
    leonor moreira

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário