Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Palácio de Vila Flor em Guimarães

Aconteceu história!
Foi neste lindo Palácio, uma construção do séc.xviii que mtos amigos do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães se reuniram ontem à noite.O objectivo era homenagear a Dra.Isabel Fernandes, Directora que foi durante 11 anos da referida instituição.Marcámos presença pela amizade que nos liga e pelo respeito que nos merece.

1 comentário:

  1. Palácio Vila Flor, mandado construir por Tadeu Luís António Lopes de Carvalho de Fonseca e Camões no século XVIII. Mais tarde passa para a posse da família Jordão, que completou a obra iniciada por Tadeu Luís. É um edifício marcante no desenrolar da história vimaranense. Em 1853 recebeu a Rainha D. Maria II que, por decreto de 23 de Junho desse mesmo ano, elevou a então vila de Guimarães a cidade. Em 1884, foi o espaço para a realização da I Exposição Industrial e Comercial de Guimarães. Adquirido pelo município de Guimarães em 1976, serviu como local para albergar o Pólo de Guimarães da Universidade do Minho, academia de música, oficina de teatro e local para aulas de formação profissional.

    Os Jardins de buxo do Palácio Vila Flor, com uma vista privilegiada sobre a cidade de Guimarães e os seus monumentos, como o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães, foram o local de realização de importantes eventos, como os festejos comemorativos da aclamação do rei D. José I, em 1750. Após a compra do Palácio pela Câmara Municipal de Guimarães, parte dos jardins serviram como horto municipal.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário