Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

terça-feira, 20 de julho de 2010

Olá Madeira!

Boa noite Maria Alice!
Olha que aqui o teu jardim está a precisar de umas plantinhas aí da Madeira,daquelas que forem mais resistentes ao frio do nosso rigoroso Inverno.
Desfruta dessa beleza natural e traz um cibo dessa água quentinha.
Bjos de todos os amigos de Amoinha Nova,tua terra natal.

4 comentários:

  1. Madeira é a ilha principal (740,7 km²) do arquipélago português com o mesmo nome, situado no Oceano Atlântico a oeste da costa africana (Marrocos), e que constitui conjuntamente com Porto Santo, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens a Região Autónoma da Madeira.

    A capital da ilha e da região autónoma é a cidade do Funchal.

    A ilha da Madeira é de origem vulcânica, o seu clima é subtropical com extensa flora exótica, economicamente é amplamente voltada para o turismo.

    ResponderEliminar
  2. A ilha é muito montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e falésias na maior extensão da costa, que totaliza cerca de 160 km de extensão. A altitude média é de 1300 m, sendo os pontos mais elevados o Pico Ruivo (1862 m), o Pico das Torres (1850 m) e o Pico do Arieiro (1 818 m). As praias de areia fina são raras. O extremo leste, chamado Ponta de São Lourenço forma um cabo alongado e relativamente pouco elevado que se prolonga até dois ilhéus próximos. Na costa sul, a oeste do Funchal, situa-se o cabo Girão, uma das mais altas falésias do mundo.

    A laurissilva, floresta que cobria a ilha antes da colonização foi quase inteiramente queimada pelos primeiros colonos, e apenas alguns hectares nos vales a norte da ilha se preservaram. Foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1999. A floresta actual contém espécies endémicas e também plantas trazidas pelos colonos, além de variedades tropicais cultivadas, como a banana e o maracujá, entre outros. O solo vulcânico é geralmente muito fértil e a humidade da montanha favorece o crescimento de uma vegetação exuberante.

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor amigo Geno,thanks.
    abraço pros States
    leonor

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,
    Sim senhor, na madeira há flores lindíssimas, traz algumas para cá Maria Alice, não sei é se o nosso clima será muito favorável para elas... os invernos aqui são terríveis para essas plantas.
    Maria Alice aproveita bem essas férias junto do teu filho, nora e netinhos.
    Fiquem bem, beijinhos para todos e até breve.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário