Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

sábado, 25 de julho de 2009

O TEMPO...É TODO NOSSO!


RELÓGIOS DE SOL

Desde a antiguidade que a medição do TEMPO se baseava na mudança(alteração)do comprimento da sombra,pelo sol,insidindo no corpo das pessoas.Essa sombra crescia até ao meio dia e decrescia com a aproximação da noite.Exactamente ao meio dia,a sombra não existia.O gnómon,ponteiro,nos relógios de sol,feitos posteriormente,exposto ao sol,projecta a sua sombra numa superfície(Lu,no tal malmequer)onde se encontra uma marcação q nos indicará as horas.

São as SOMBRAS do TEMPO!

Leonor

3 comentários:

  1. Como resultado de pesquisa,encontrei estes RELÓGIOS de SOL!LINDOS!
    Pena tenho que,o que eu conheço mto bem,em Outeiro Seco,não tenha o GNÓMON,o acima referido.Quem sabe,essa solução não se apresente como uma promessa eleitoral de "algum candidato"?Afinal,Outeiro Seco,mto desenvolvimento,progresso,actividades culturais,preservação do património,obra feita!
    Parabéns!Esperemos,o eleito dê continuidade,seja ele quem for,mulher ou homem,importante continuidade nos projectos...
    Adoro Outeiro Seco,e agora c mais disponibilidade,oportunidade para observar ao longe,através do blog,ali ao lado,mas tb presencialmente!
    CUMPS aos candidatos e um bom dia.
    leonor

    ResponderEliminar
  2. Registo a tua atitude politicamente correcta, quanto á contenda eleitoral em O.S.. Mas é importante salientar que a democracia, não se esgota no acto de votar, e o teu reparo à falta do gnómon (ponteiro) no relógio de sol, é também um acto politico de relevância, pois pugna pela preservação do património cultural da aldeia. Espero que esta medida não passe para a nova Junta, e que a actual repare ainda em breve esta falha, tanto mais grave porque se verifica logo no prédio onde se encontra a sua sede. Costuma-se dizer que; "Em casa de ferreiro, espeto de pau" aqui é na casa da Junta falta o espeto (gnómon) no relógio.
    Cmp.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Nuno
    mto bem!Aguardemos!...Provavelmente,ainda ninguém se terá apercebido da ausência do dito gnómon.
    cmps
    leonor

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário