Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

sexta-feira, 10 de julho de 2009

ACONTECEU ONTEM NO "FAUSTINO"

Bom dia a todos os visitantes.Agradecemos a presença,aqui neste local de AMOINHA NOVA,de tantos e animados comentaristas de outeiro seco ,que nos presentearam ontem com a sua visita..A "casa"é vossa!Dos STATES,chegou pedido há dias para eu comparecer no "fAUSTINO",dia tal,hora....,e adquirir para ela o livro"Cancelas/chaminés,em fresca apresentação.Foi a minha amiga Lurdes.Entrei no PC e ....chaminés,no google!...trabalho incompleto...tudo certo,dia da apresentaçao hora,local.E quem é autor?Não vou,pensei...
-Lurdes,não tens livro!Um livro tem que ter um rosto,o autor!Esquece,Lurdes!-disse-lhe eu.
Agora,amiga,vai a Outeiro Seco....desta é que vou mesmo out....
Tenham um óptimo dia de trabalho,os que estão de férias,bem estão!
cmps a todos os amigos
leonor

16 comentários:

  1. Bom dia Lula,
    tentei comentar blog teiro seco,nada!não sei o q se passa...
    Olha,Nuno está a "fazer-se"a oferta do livro.
    Ó pá,mal,mto mal!Uma pessoa q ainda não contou a lenda da Imagem q fugia da fraga...não cumpriu requisitos suficientes para se candidatar a oferta de livro!...já não temos mais aula gratuita de história...mas eu volto já!...

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    já viste google hoje?Pois,aí não se deve apresentar assim.
    Tem a ver com 10 Julho,nascimento,precisamente à meia-noite,de NIKOLA TESTA!
    Trata-se de "inventor da idade moderna,espalhou luz sobre a face da terra e criou a cueca de morango".
    Pá,difícil de explicar,engenharia mecânica e electrotécnica...nada pesco sobre...
    O homem nasceu na actual Croácia.
    Vai outro lado e pede alguém para explicar...
    que será cueca de morango?Vi in wikipédia...não é brincadeira,curiosa!!!...

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Lamento poder corresponder às tuas expectativas, sobre a lenda da sra das fragas, mas apesar de eu conhecer a lenda, nunca a ouvi relacionada com Outeiro Seco, ou mesmo com a região Transmontana. É conhecida na na Beira Baixa mais propriamente n planalto da serra da Gardunha. Havia duas freguesias a de Castelo Novo e Souto da Casa que disputavam a propriedade de uma santa que estava numa capela entre fragas que se situava mais próximo de Castelo Novo. Por isso os de Castelo Novo, retiraram a santa da capela e levaram-na para a sua igreja local.Sem se saber como, a Santa apareceu de novo na capela. Por várias vezes levaram a santa da capela para a igreja mas ela aparecia sempres na capela fazendo com que houvesse um consenso geral que o lugar da santa era efectivamente na sua capela.
    Quanto ao livro Cancelas e Chaminés é uma co-autoria do meu amigo Altino Rio, e do Domingos Pires, o primeiro natural de Outeiro Seco, o Domingos é morador em Outeiro Seco, mas um montanhês do Brunheiro.
    Tal como comentei no Blog de Outeiro Seco foi este livro que me proporcionou conhecer a tua zona como acompanhante e motorista do Altino. Estive na Amoinha Velha, France, Moreiras que tem uma chaminé muito bonita creio mesmo que será a capa do livro mas ainda Adães e outras aldeias vizinhas da tua. Como vês eu tenho direito a um livro. Já agora e do evento de ontem até espero receber dois pois o teu primo Gil Santos ficou de estar presente e autografar-me o livro dele "De Chaves a Copenhaga" espero que tal tenha acontecido.
    Cmp.
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Obrigada amigo Nuno!
    Bem,pensei que a lenda q contaste,diria respeito a terras de Outeiro Seco...como me enganei!
    Quanto à oferta do livro,está bem,pronto!Agora a Saga do Combatente...vamos ver...vou falar c Gil para a semana.




    Amigo Nuno,
    Primeiro,não sei onde li,ou enganei-me,sempre pensei essa lenda estar relacionada c Outeiro Seco...
    Quanto à oferta do livro,pronto,está bem!Eu vou comprá-lo...mas vou pesquisar existência do meu conterrânio originário do Brunheiro,quero oferta,mas dele!Agora,andarem fotografar chaminés por terras a que estou ligada,laços familiares,sem pedirem licença...bem...náo sei!
    Obrigada Nuno,beijinho à Celeste,minha prima.

    ResponderEliminar
  5. EI......erro e grave.......conterrâneo,queria escrever,desculpem

    ResponderEliminar
  6. Amiga Lurdes,
    disparate meu:
    O que te pedi para perguntares ao Nuno,ó pá,errado,confusão,não levaste ao outro lado,pedido certo.
    Mulher,era a lenda da IMAGEM DA SANTA ANA,que terá aparecido numa fraga em Outeiro Seco.Não sei onde fui buscar isto,terei sonhado?Preocupada,vao ao outro lado,pede meninas do clube fazerem pesquisa sobre...no google:imagem de santa ana de outeiro seco.
    Pá,tou envergonhada,não soubeste passar mensagem correcta Nuno,do outro lado,vá,anda...

    ResponderEliminar
  7. Amiga lula
    olha,fui ao outro lado,pá,hoje não há lugar para nós,só comentários de âmbito cultural,de excelência!Ei....tou aqui...três SENHORES DA ESCRITA detentores da palavra certa,de categoria,de certezas,alta seriedade,apanágio assunto de realçar,grandes figuras!!...encostemos à borda,mas aproveitemos para aprender.
    Abraço,amiga lula
    leonor

    ResponderEliminar
  8. UH....U...LULA
    VAI AO outro lado,pede alguem pesquisar "cueca de morango",pá,fiquei curiosa!Vá,é sério!Leiam em cima,informaçao principal do dia.Nada de más interpretações.
    vá,anda...pede socorro..

    ResponderEliminar
  9. Bom dia amiga Leonor. Imagina so ate ja o pobre pc anda descontrolado. Ca para mim cortaram-te os direitos no blog de outeiroseco. So ver linda nada de escrever essa esta boa. Isso e temporario nao a azar, de vez enquando prometo fazer-te companhia. hoje estamos fora os srs comenatristas ja se adiantaram, eu melhor fico na minha nao quero meter a pata.Olha ainda bem que o Nuno esclareceu isso da virgem da fraga o mulher andas mais perdida..vou ver se pesquiso um pouco e depois mas estou 100% que o Nuno esta correcto lembra que ela sabe de tudo. Eu ate me sinto mal estou tao mal informada... e depois tu ainda me confundes mais. vamos la ver em que isto vai dar...ate ja bjs.

    ResponderEliminar
  10. EI EI..ei
    ainda não viste primeira e segunda mensagens aqui.
    Trata-se da lenda da Santa Ana,que eu contei aqui,não viste acima?
    beijinhos
    FOSTE mto bem felicitar autores.
    Pelo q percebi,Administrador já terá editado mais livros,referiu o Sr.Manuel Ferrador.
    Sabes lula,a minha madrinha,profa.que tu conheceste,chamava a irmã do M.Ferrador,não recordo o nome,de "rata sábia",ó pá,ela era mesmo boa aluna.Eu,não!...

    ResponderEliminar
  11. PÁ, lá em cima à direita tens de clicar nos novos post.
    presente outeirosecanos

    e outra q ja nao sei.
    TENS TD á direita,clicas,abres,lês,retrocedes vais buscar outro tema...

    ResponderEliminar
  12. quando escolheres tema,clicares...clicas no numero de comentarios,desces e comentas na caixa aberta.

    ResponderEliminar
  13. ola leonor que se passa com o pessoal da amoinha nova niguem comenta nada nem o teu irmao e a tua irma so ves em quando. caramba va-mos la pessoal,,,,,,,xau dos states geno

    ResponderEliminar
  14. Geno,tens razão,mas Fernando,anda mto ocupado!Está a escrever Guião para momento histórico,real,referência à primeira Guerra Mundial,onde meu tio,Antonio,esteve e escreveu Diário de Guerra,estás convidado,agendado para 13 Setembro.Moreirada vai "partir loiça..."
    Abraço
    vou pedir Fernando intervenção
    leonor

    ResponderEliminar
  15. Lidia,
    estás a ver,Geno,o que disse?mau...mto mau,de tua parte.Afinal,onde estâo princípios de hospitalidade...está bem,sei q tens bué de trabalho,mas o mínimo,é necessário.
    ai ...ai..ATÃO?

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário