Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

"Ós Pinheiros" há muitas amoras - fomos até lá!

A Lidinha ansiava por umas boas amoras, das silvestres, claro.
Então lá fomos, ali pela rua  de trás, onde mora o Berto.
O pequeno Joãozinho, que ficou na aldeia por mais uns dias antes de viajar até à Suiça, parece que era hoje que tomava o avião, onde ficará até às próximas férias, vinha de bicicleta em sentido contrário ao nosso, a casa dos avós, (a Dª Armanda e Sr.António) fazer algum recado.
_ Ó João, tu onde vais?
_ Vou buscar ali uma coisa!
Esperamos um cibito ali a tirar umas fotos ao milho do João e lá regressou ele todo contente. Iria ter companhia até "ós pinheiros", local onde o seu avô andava a arreigar tamaninas batatas num terreno que é seu, claro. Digo tamanitas, porque quando apanhar no próximo Sábado as do Bloural, isso será outra tarefa maior...acho eu bah. Parecem-me batatas que não mais acabam. Ouvi dizer que apanhar só um rego, leva aí uma hora ...eu nem sei se a Bruna me disse uma ou até duas horas, e não farão tudo num dia só. Oh, mas eles têm máquinas pra tudo, se calha, nem saberão dar uso às velhinhas enxadas, mas para a apanha no Bloural ainda tem de ser à mão, porque a terra tem muita pedra, que estragaria a máquina da apanha, isto estou aqui a magicar, eu...
Mas, meus amigos, aprende-se muito na aldeia!
O Osvaldo disse que, pra bem, devem-se apanhar quando não está muito calor, porque pode-se dar o caso de apodrecerem nos armazéns. Se levarem assim uma chuvinha nas orelhas, melhor é.
O céu, como se pode ver, ameaça chuva e trovoada, o que veio mesmo a acontecer, na madrugada de Domingo. Chovia que Deus a dava, a canecos e púcaros dos grandes, e a água descia pela aldeia abaixo levando na sua força, tudo o que encontrava...

2 comentários:

  1. O João, é um rapazinho muuuuuuuuuito bonito e simpático.
    Andàmos juntos, ali aos Pinheiros e apanàmos um fartote de amoras.
    Gostei tanto!
    Espavam lavadinhas pela chuva.
    Até breve.
    Lídia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ...JÁ escrevi comentário duas vezes...
    Que se passa neste blogue?

    Estava a dizer que foi isso mesmo, mas que me deixaste pra trás, sozinha e cansada a pé e tu, pediste boleia ao primo.
    Já vou "postar" a tua figurinha!
    bjs
    ...e agora, amigo Blogue, dás-me permissão pra publicar?

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário