Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

domingo, 2 de março de 2014

Sábado "fiolheiro"


O sol nem na esquina estava, quanto mais no horizonte ali atrás da minha casota, onde o costumo apanhar sempre que ele se mostra radiante pela minha presença, claro. Ahahaa!
Eram ...7.30 mais ou menos, levantei-me e não preciso de enumerar as coisas que se fazem logo que nos levantamos, mas já agora até vou dizer: espreguiçar, dar uma coçadela aos olhos, a higiene, tomar a primeira refeição que deveria ser a mais completa do dia ( diz-se por aí), mas comigo não é,....e...e... pensar!!!! Em quê? Nas refeições, ora então.
Preparar uma refeição na aldeia é assunto sério. Agora nem apetece referir aqui os pormenores que envolvem essa operação.
O que eu queria dizer e estou para aqui a meter "palha" é que se tratava de comidinhas boas e bem feitas porque era um dia muito especial....... Cozinhei então uma feijoada de marisco com arrozinho branco a acompanhar.
Pelo meio da tarde apareceu a Maria Alice com a abada inchada...trazia um dos ingredientes principais para a feitura de um doce próprio deste dia.
Desmanchei-me todinha a rir. É que eu não conhecia a expressão "Sábado fiolheiro". É que esta palavra dá-me uma volta à língua que me provoca riso.
Claro que me criticaram de imediato, que nem tinha piada nenhuma e mais nem sei o quê, mas a Maria Alice nem levou a mal...
Amigos, desculpem esta minha loucura fiolheira. Lá fiz as ditas filhoses - a massa começou a inchar, a inchar e quase caía fora do recipiente.
Ai...ai!!! O que eu não faço pra manter a tradição?!
Abraço a todos e vou postar uma foto das pitas calçudas da Maria Alice.

3 comentários:

  1. Olá cunhado e cunhada,
    Primeiro desejo-lhes tudo de bom.
    Segundo, gostei de ler as mensagens que as primas Lidinha e Norinha escreveram aqui para mim.
    E agora um abraço para todos vocês e vou-lhes contar o que me disse o Professor Azevedo: que vai sair mais um livro dele: "O sonho das magias".
    Maria Alice Moreiras

    ResponderEliminar
  2. A minha BFF e um espectaculo....hahahahah

    Abraco a todos!

    ResponderEliminar
  3. Que flores mimosinhas, já há ,em Amoinha Nova!
    As pitas calçudas da minha prima, são muito amneiradas.Será que se vestem assim, pur bia do carnaval?
    Lídia Moreiras

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário