Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aculturação

A meu ver, bah...é o movimento de palavras, usos, costumes, tradições...que viajam connosco sempre que ocupamos outro espaço geográfico, o suficiente tempo de fazermos aprendizagens novas ou de passarmos as nossas vivências a outrem.
Calha, que na nossa terra, temos como tradição dos nossos antigos, tanta palavra bonita e só nossa, quase...que, querendo e mostrando o orgulho próprio do verdadeiro Transmontano, mas sobretudo, Amoinhense, passá-las pela nossa rica oralidade a outros povos. Normal! Como diria um amigo meu...
Tanta conversa!!!
Vamos mas é ao assunto!
Ora, temos cá a feijoada à Amoinha, o cozido com tudo que vem do reco, as alheiras que tb têm origem no tal do reco, as pitas de cabidela, ah..e os rijões, o coelho, o cordeiro assado no forno a lenha e  por'i tanta coija boa....que podem, amigos emigrantes, ensinar a confeccionar aí nos países que tão bem vos acolheram.
Mas, que catano de palavra trazeis p'ros residentes?
"pubela"?
Especialmente para vós, deixo-vos uma singela pintura que retrata as lindas e amarelas giestas no Oiteiro da Cunha, assim como as belas flores do sabugueiro ali no pátio do Ti Jaime, assim como o sítio " Ó poço do Santo".

5 comentários:

  1. São giestas perfumadas e amarelas.
    O sabugueiro fica muito bonito, todo florido.
    Parabéns á pintora, pois o Outeiro da Cunha, estava tal e qual, faz 15 dias.
    Até amanhã.
    Saudades
    L.M.

    ResponderEliminar
  2. Disso nao tenho qualquer duvida amiga Lidinha.Els sempr capta tudo tal como sao. Muitos parabéns a pintora como sempre adorei.E se nao sabias sou uma fan do teu trabalho...bah mas nao te babes :)

    beijinhos as duas e até breve.

    Lula

    ResponderEliminar
  3. Olá Lula
    Bom fim de semana.
    Quando são as férias?
    Estamos á tua espera.
    Beijinhos
    Lídia Moreiras

    ResponderEliminar
  4. Sobre o quadro palavras para quê? É de uma artista que tarda em assumir-se como tal.
    Quanto à giestas em flor, faziam um belo tapete para a passagem da procissão do Corpo de Deus. As flores do sabugueiro, em casa da minha mãe é costume secá-las para fazer chá durante o inverno, é bom para gripes e constipações.
    Cumprimentos,
    Nuno

    ResponderEliminar
  5. Soon Lidinha mt soon......um otimo fim de semana pra todos(as)

    Lula

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário