Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Que faço p'ro almoço?


Era um Sábado, mais ou menos igual a tantos outros, de um fim de semana na aldeia, o tempo nem contava p'ra nada. A verdade é que nem dormi bem a pensar no que havia de cozinhar para aquele almoço, eram três pessoas à mesa, pensava eu bah.
A patroa não tinha dado ordens..falo da ementa para aquela refeição de que já falei, catano.
"Ela não diz nada, lá me arranjarei!"-pensei.
O grande problema é que quando me levantei, ela já tinha saído de casa, sei lá bem porquê...e para quê.
Vou ao frigorífico e dei com umas costelas de reco, preparei o tempero, dei-lhe umas facadas para grelharem melhor, assim uns furos, estão a ver? Muito alho...ouvi dizer que liga bem com reco, ah...muito picante, pq o meu Fernando adora, e eu também já me habituei a abanicar a língua com tanto picante. Sabem que uma pessoa precisa de beber muita água e portanto, avancemos que daqui a um cibo já tenho de voltar a pensar na ementa pro meu jantar, neste caso para uma Segunda Feira e isso constitui momento de stress.
_ Ai, só vens a estas horas pra dares ordens pro comes?- disse eu p'ra ela, já arreliada com esta ausência injustificada de casa.
Lá botei as batatas pro pote, com a casca. Nós gostamos pq depois de cozidas, pomos na brasa pra ficarem assim douradinhas. Também pq ficam bem ó olho, digo eu bah...
Boto então a carne no lume, assado muito lentamente, mas tem de ficar assadinha mas tenra. Nesta operação preciso sempre do meu mano pra cá botar as brasas e a coisa fica muito quente pra minha velha pele. Ora porra! Mas ele tb tem de fazer alguma coisa e a pele dele é menos sensível e ele adora o calorzinho da lareira. Então que faça essa tarefa, não acham?
Estava tudo mesmo no ponto pra pôr a mesa, tarefa da mana...ela tb lava os panelos no final da refeição, quando ouço assim:
_ Ou...está alguém? Venho pro almoço, mas vinde aqui buscar umas rocas... Pessoal, atenção! Ouçam bem! Era um caldeiro dos grandes, cheio de rocas. Ai que lindas e grandes! Era cada chapéu!!!! Coisas da natureza!- era o meu irmão e padrinho Mário.
- Ora a porra das alterações que aí vêm!- pensei.
Da lareira saía um cheirinho a reco, que nem vos digo nada. Não o sentis? Ah! Bem me parecia!
_ Pronto! Pronto! Eu faço as rocas!
A verdade e aqui que ninguém nos ouve, é que fiquei encantada, há muito..bem, desde o ano passado, o de 2009, estais a ver que vem já aí o de 2012..que não comia as ditas cujas.
Olhai, estavam um verdadeiro pitéu.
A mana lavou-as, fez a barba às hastes, pra tirar a terra....ei.......pessoal , lembrei-me agora: dizem que é proíbido arrancar as rocas..têm de ser cortadas e deixar lá o pé...é verdade? Dp respondei, por favor, pq pra semana volto a elas...
Preparei o tempero: alho esmigalhado, sal e muito jindungo e muito azeitinho. Assadinhas na grelhas e passadas por esta papa...hum......hum....hum!!!
................... estes pontinhos servem pra passar à frente a refeição.
De tarde aparece o nosso amigo Osvaldo com um saco cheio de rocas.
_Canalha, pra noite, temos rocas do Osvaldo.
Ai, que cansada estou!!!

5 comentários:

  1. guarda ai umas rocas assadas pro menino !!

    ResponderEliminar
  2. Curioso! Nunca comi rocas, tortulhos e cardielas sim mas "roquinhas" como chamavam na nossa aldeia não. O estranho é que na nossa terra as roquinhas apareciam nas vinhas, ora as vihas de Valpaços são do outro lado, donde vieram essas?

    ResponderEliminar
  3. Olá Geno!

    Não tendes aí nos States, destas maravilhas da natureza?
    Ouvi dizer que não se podem guardar rocas...congelar ou isso. Tens de vir a Portugal nesta altura.
    abraço

    Caro amigo anónimo!
    Pois pode ter a certeza que estas rocas são de Amoinha e por ali perto. Ahahaha!!! Acho que o que queria saber, era o sítio certo, mas isso não dizemos...deixámos lá umas pequeninas e pra semana, queremos ir lá buscá-las.
    Nada de vinhas! Mais nos carvalhais ou castanheiros bravos...
    Obrigada pelo comentário e visita.
    leonor

    ResponderEliminar
  4. Amiga, olha que aqui tb ha roquinhas mas se queres que te diga nunca gostei. Tortulhos e cardielas ai esses sim adoro.A qui o raio dos tortulhos sao brancos! Mas tem alguma piada? Cardielas aqui x que nunca vi.
    Afinal como ficou as cotelas do reco? Deliciosas imagino.
    Lula

    ResponderEliminar
  5. Sim,amiga. As costelas ficaram um must.

    Parece que os tortulhos, lá chamamos-lhe níscarros, acho eu, nascem com as primeiras chuvas.
    bjs
    leonor

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário