Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Coijas do intigamente, bah!!!

Há trinta anos atrás, para mais, talvez, não existia na aldeia, em todas as casas, condições higiénicas que permitissem despachar as encomendas excedentes e inúteis ao nosso organismo. Ah, e importante!
Que isso constituísse um ato pessoal, íntimo e sem testemunhas oculares ou outras.
Era então no campo, entre o milho ou centeio, mas bem crescido pra vedar alguma resquícia hipótese de alguém poder partilhar o evento. E que evento difícil !
Bem, em minha casa, de minha lembrança, sempre se procedeu com os respeitos todos, no reservado espaço próprio com o quadradito em madeira e a cena lá se fazia, longe das cearas e milhais, dos locais indiscretos e das espigas de milho servindo de papel.
Certo dia, e aí vai então a estória do empertigado senhor da cidade que visitava a aldeia e se instalou por uns dias, lá num certa casa.
O filme desenvolveu-se ali num campo, um pouco distante da casa. O homem estava mesmo aflito e aí vai...
Pronto, não é necessário descrever a dificuldade e o equilíbrio necessário à execução do ato fisiológico.
Tudo correu mais ou menos como pôde até à altura de se limpar.
Estavam ali ao lado umas ervas e olha, é mesmo com isto...
Diz-se que o senhor terá saltado para arrumar depressa a mala e regressar à Capital p'ra poder usufruir das condições de evacuação dos indesejados detritos.
Eram umas ervinhas milagrosas: as urtigas!
Coijas do intigamente, bah!!!!

1 comentário:

  1. É por isso que eu digo, que nós, os provincianos, ganhamos aos pontos aos empertigados urbanos. Incorporamos as duas culturas e por isso todos sabemos que as urtigas tem várias utilizações, sem falarmos do uso para fins industriais para a fabrição de texteis melhor que o linho por causa das suas propriedades de calor, são utilizadas como infusão ou chá. Pois um chá de urtigas faz bem à anemia problemas respiratórios, serve ainda de equilibrio às mulheres aquando da menopausa, curiosamente é bom para os intestinos pois ajuda na obstipação, o que não serve é para limpar as partes que as deixa empoladas.
    Cmp.
    Nuno Santos

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário