Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ervões - Padre Albano Tenreiro Dias

No passado fim de semana, fomos a Ervões à procura de informaçõs sobre o nosso tio Padre, que esteve nesta freguesia há muitos anos atrás.
Visitámos a Igreja, assim como a Residência Paroquial, hoje desabitada, que nos encheu o peito de recordações.
A paisagem circundante, vista da Igreja é de uma excelência igual à hospitalidade das pessoas.
De assinalar as meninas Laidinha e Rosinha e a Dª.Fátima Secundino, a quem enviamos um abraço e uma promessa de que voltaremos.
Aconselhamos uma visita ao blog "clubehistoriaesvalp.blogspot.com2011/09/documentos-aldeias do concelho.
Doc.Memórias paroquiais 1758-Ervões-Chaves
assinado pelos Reitores:Luís Fernandes da Serra, Manuel Teixeira Pires e o Pároco de Vilarandelo - Manuel de Sequeira Rebelo
P.S. Adorávamos ver fotos do nosso tio nessa época.






5 comentários:

  1. Ó Nuno!
    Será que conheces o manuscrito do Doc. Memórias Paroquiais de Out.Seco, assinado pelo Padre ..ai...aquele de que falámos há dias, que mandou pintar o Altar da Igreja de S.Miguel?
    abraço
    leonor

    ResponderEliminar
  2. As fotos estao mt fixes!

    Lula

    ResponderEliminar
  3. Não! não conheço, confesso que ainda não dediquei muito tempo à pesquisa, estou a reservar isso para quando me reformar.Assim como não conheço muito da zona de Valpaços, pese embora a estreita ligação com Chaves que por causa da proximidade muitas das figuras proeminentes de Valpaços são ou foram-no também em Chaves. Vou ter de adquirir a obra do Dr. Adérito Freitas para melhor me identificar com acultura dessa região.
    Sobre Ervões que não conheço, mas durante algum tempo, fui amigo e vizinho de um indivíduo que faleceu com 39 anos, sobrinho do Padre de Ervões pelo menosna década de sessenta e setenta. O meu amigo chamava-se Cândido Martins fez os seus estudos no antigo Colégio Nossa Senhora da Conceição em Casa dos Montes, agora transformado na Escola Dr. Francisco Carneiro.
    Todos os anos no verão tenho a expectativa de fazer um périplo por essa zona, infelizmente essas expectativas acabam sempre goradas. Pode ser que para o próximo ano isso aconteça, e com cicerones à altura neste casoos irmãos Moreiras.
    Cumprimentos,
    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  4. Após a tua questão sobre as Memórias Paroquiais do Padre Domingos Pinheiro, e à qual respondi que não conhecia, fui consultar as Memórias Paroquiais de 1758, onde estão registadas todas as memórias paroquiais do Distrito de Vila Real. Curiosamente o Padre da época já era o Padre Domingos Pinheiro, com o cargo eclesiástico de vigário. Nessa memória ou inquérito ele não faz qualquer referência, quer às capelas nem à igreja de S. Miguel apesar de já haver a Irmandade de S. Miguel das Almas, assim como não diz nada sobre o solar nem tão pouco da família Alves Ferreira percursora dos Montalvõesde Outeiro Seco. Dá a entender que a igreja de S.Miguel só foi construída após 1758, e com efeito, no altar mor está inscrito, ter sido mandado pintar pelo pároco Domingos Pinheiro em 1768.
    O que me dizes disto?
    Cumprimentos,
    Nuno

    ResponderEliminar
  5. Ainda não tive tempo de analisar bem o doc. em referência. Até pq o manuscrito é difícil leitura com estas minhas fora de prazo lunetas.
    De fds aqui na aldeia, o tempo é curto, mas aí voltaremos...necessário consulta no nosso e vosso livro...
    Bom fds
    abraço
    leonor

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário