Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ficou tudo "estonado"!

Aconteceu no início do último Verão.
De caminho para a aldeia, era uma Sexta-Feira, fomos impedidos de seguir ali depois do Peto, informados pela Polícia de que havia um incêndio na serra, que poderia galgar até à estrada. Logo o mano decidiu virar ali à esquerda, antes da ponte do moinho, parece que pela terra do Zé Luis e por ali afora, iríamos ter à Amoinha Velha e tal...e dali à nossa aldeia.
- Mana, onde mora o Zé Luis, catano?.............deixo aqui este espaço à tua espera...
Logo que chegámos, a rotina do costume: tirar os "bombos" e o pc do mano, e as mais coisas que nem sei pra que servem, mas gosto de levar tudo comigo. Os manos criticam-me sempre:
- Lá vem ela outra vez com isto e com aquilo! Mas eu nem ouço muito bem, bah.
- Oh, primas! - chama a Maria Alice.
-Ou...sobe, mulher!- a mulher vinha a manquitar.
-Que foi isso? Logo ela respondeu: - foram os pitos que me queimaram o pé! Olhai!!!!
Lá explicou que tinha estado a matar pitos e que a água se verteu pro pé. O mano, entretido com as pinhas pra acender o lume (estavam 26 graus), ouviu e disse:
- Levai-a ao hospital, eu cá me arranjo mais o lume.
_Então, anda lá mulher, vai buscar os "documentos" do médico, que já passamos na tua casa.- disse a mana pra ela.
Agora entra aquela parte em que a mana se esquece das coisas: "o incêndio"- temos de ir pela terra do Zé Luis, mas quando eu disse já era tarde. É que a minha função era exclusivamente dar apoio à vítima, a Maria Alice. Se fosse p'ra lembrar as coisas importantes, não tinha acompanhado a coisa, bah. Tinha ficado à lareira ou à espera da Net que nunca chega à aldeia...
Bem! Com esta arreliação toda e mais a prima a dizer que se calhar nem valia a pena ir ao Hos..., o que é uma chatice pra quem já está arreliado, lá chegamos. A instituição andava em obras nas urgências e tive, eu, claro, descobrir por onde era a entrada dessa coisa provisória.
Pronto! Entrou com a pulseira......mana, de que cor era?- dp de ene horas, entrou enfim lá para dentro. Pus-me a relaxar e nisto ouço a mana muito alto:" estão a levar peixes cozinhados e pão lá pra dentro"! Ai que fome me deu! ...nem vou contar mais nada! Para acabar, regressámos com o pé da Maria Alice todo empanado, pelo tal trajecto...e chegámos à aldeia. Esta conversa toda pra dizer que aquele monte ficou todo estonado e a prova é esta imagem.
Todos temos de cuidar dos nossos montes e florestas, pq delas depende o nosso oxigénio, a beleza natural e a vida de tantos bichinhos...
cmps a todos

3 comentários:

  1. Desculpem lá amigos, mas não sei onde pára a imagem referida no texto.
    abraço a todos, fiquem bem.
    leonor moreira

    ResponderEliminar
  2. Ahaaahhhhaaaa.....
    A pulseira, era vermelha!
    Quanto aos peixes; aposto,que terão sido fritos.
    Mas grandes e muitos, acuculados....
    Só visto....
    Lídia Moreiras

    ResponderEliminar
  3. ahahahahha oh mouca ouviste a Lidinha? Red catano.Oh my god a minha bf é espectacular pra contar os acontecimentos...Parabénse venham mais ja que no outro canto parece que já nao vai haver mais historias.

    Lula

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário