Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nossa Senhora da Lapa

Esta linda imagem da Na Sra da Lapa,encontra-se na Capela da aldeia.
Quem sabe,o nosso colaborador Geno,nos States nos presenteia com uma pesquisa sobre a vida desta Santa.

8 comentários:

  1. bom dia amoinha nova
    Um dos cultos mais populares e tradicionais de Portugal é o de Nossa Senhora da Lapa. Diz-se que uma menina pastora, muda, encontrou uma imagem da Virgem nos montes e levou-a para casa. A mãe não ligou à estátua e lançou-a para a lareira. A menina, falando pela primeira vez na vida, pediu à mãe que não queimasse a imagem. Talvez por isso a estátua da Virgem que está no santuário apresente marcas de queimaduras. Outra história ligada a este santuário diz que uma menina entretinha-se a fiar lã enquanto pastoreava os rebanhos quando foi atacada por um enorme lagarto que aterrorizava a região. Para se salvar, atirou os novelos de lã para a boca do monstro tendo este ficado completamente "empanturrado". Levou-o então pela ponta de um fio até casa, onde foi morto e empalhado. E não há dúvida que, entre os muitos ex-votos de peregrinos, há no tecto do santuário um grande "lagarto", embora os mais cépticos digam que ele foi lá posto por um homem para agradecer à Virgem te-lo salvo de um crocodilo na Índia.


    Ao subir a serra da Lapa encontramos um dos mais antigos e famosos santuários portugueses, que atrai peregrinos de todo o país. De facto a capela de Nossa Senhora da Lapa foi construída já no século XVII pelos jesuítas, mas o culto é muito anterior, havendo quem o remeta para o século X, quando as investidas dos mouros fizeram com que a população cristã tenha escondido uma imagem da Virgem numa gruta ou "lapa". Mas histórias, lendas e milagres são o que não falta neste santuário com muitos ex-votos e com uma curiosa passagem entre rochas por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves.

    ResponderEliminar
  2. O santuário foi construído sob a orientação dos Jesuítas. Era, segundo o Abade Moreira "grandioso, com escadaria cavada na rocha viva que alto arco sobrepuja".A igreja compõe-se de duas partes que se completam: o corpo e a capela-mor.
    O Santuário guarda na capela-mor o rochedo milagroso com a imagem da Senhora da Lapa. São de salientar tesouros sem conto oferecidos até por reis e rainhas, a cenografia dos altares da Crucificação e da Morte de S. José, que comovia até lágrimas, a fortíssima atracção do Presépio implantado no rochedo. O altar de Nossa Senhora da Lapa foi erguido no local onde, segundo a lenda, a pastora Joana encontrou a imagem escondida pelas religiosas. Ali se venera há cerca de quatro séculos, como as multidões da Beira sabem venerar, aquela em quem veêm a luz nas suas trevas e o consolo nas angústias do coração. Também o altar da Virgem Adormecida, a Casa dos Milagres, cheia de quadros pintados, balanças pesando meninos de trigo, o lagarto da Lapa, temeroso, preso ao tecto por uma cadeia de ferro, entravam no imaginário de romeiros que enchia de histórias a noite de seus filhos. A Senhora da Lapa, em Portugal e Santiago de Compostela, na Espanha, chegaram a ser, em tempos, os dois sanctuários mais importantes da Península Ibérica.

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo Geno!
    Amoinha Nova e nós, agradecem tua colaboração.
    Abraço
    leonor

    ResponderEliminar
  4. o Geno aparece com cada relatorio, e bem mandado, tu pedes e pimba la vem ele..eu peço o Geno faz isto..oh logo q agora tou cansado. Linda a santinha nao?

    Beijos
    lula

    ResponderEliminar
  5. Olá primos, tá tudo fixe aí pelos States? Espero bem que sim. Fazei cumprimentos meus à vossa irmã Adalgisa e ao Horácio. Não os vejo há muitos anos. Um abraço também para o Tó.
    É bom encontrar-vos aqui neste espaço muito especial da família Moreira. Aqui sinto-me mais à vontade para dialogar convosco.
    O melhor do mundo para vós todos.
    Arribedeche.
    Jorge Bernardo

    ResponderEliminar
  6. Nas igrejas das aldeias existem autênticas relíquias que merecem ser preservadas e devidamente guardadas. Por isso, sou de opinião que não se divulguem muito estas imagens porque o larápios de arte sacra estão atentos a tudo. Por outro lado, também compreendo que este é um meio precioso para a divulgação do nosso rico património religioso e outros. Pena é que tenhamos que viver em constante sobresalto por causa do império do mal.
    Amiga Nôr, parabéns por nos mostrares esta preciosidade.
    Dá um beijo à Lidinha e um abraço ao Nando.
    Para ti Xi-coração.
    Jorge Bernardo

    ResponderEliminar
  7. boas jorge esta tudo bem gracas a DEUS e contigo?e um prazer falar contigo atraves deste cantinho da amoinha.

    ResponderEliminar
  8. Viva amigo Jorge!
    Pois tens toda a razão,Amoinha Nova já sentiu a perda do seu Santo,o orago,Santo Antão,imagem lindíssima e valiosa em circunstâncias mal explicadas...
    Por isso esta imagem e outra que mais tarde publicaremos são réplicss das verdadeiras,estas que se encontram bem guardadas.
    Abraço
    leonor

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário