Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tempos passados, saudades de hoje e amanhã


Quando recebi esta fotografia, soltaram-se tantas memórias...

Apanhar agriões, escolhê-los, observar bichinhos que vivem à volta destes espaços húmidos...

Tantas vezes fui com a tia Lidinha ao Bloural buscar alfaces, couves, tomates da estufa, pepinos, agriões, etc etc etc.

E avelãs? Esta história fica para uma próxima vez!


Esta imagem também me faz lembrar que fica tão perto do limite à esquerda do campo onde se plantavam as batatas...as batatas que tinham nas folhas aqueles bichinhos cor de laranja muito parecidos com as joaninhas.


Nesse campo, também já se plantou o pão e eu nunca tinha visto como se faz...que delicia!!!Em cima de uma máquina gigante, os senhores que conduziam a máquina (e eu ia lá em cima da máquina também) penteavam o pão com a máquina e faziam riscos paralelos ao mesmo tempo que colhiam o pão e largavam um bom bloco de feno. Tanto era o pó e delicioso o barulho das sementes que foi um dos dias mais maravilhosos de que me recordo.

A minha mãe, preocupada que eu caisse da máquina ou até na garganta da máquina, ... eu cairia alguma vez da máquina tanta era a diversão, jamais perderia um segundo que fosse.

No final do dia, o terreno estava careca, já não se podia corre no meio e ficar escondido nos intervalos secos do centeio. Que saudades daquele cheiro seco, da terra, do feno, do trabalho feito e do pão que vem de seguida.


Viva a Amoinha Nova e as memórias que proporciona.

2 comentários:

  1. Faz lembrar as cigarras e as rãs .
    O prado ,em sinfonia permanente ,noite fora.....
    A passarada ,manhã cedo....
    O nascer do sol....
    Tudo ali está , basta fruir

    ResponderEliminar
  2. Esta fotografia tem autoria de meu muito querido mano Fernando Moreiras, que como ninguem conhece a Magia destas paragens

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário