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Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A primeira de várias pinturas

Estamos no interior da Igreja de Santa Leocádia mostrando uma das belas pinturas a "fresco"existentes na parede da referida Igreja. Mais tarde daremos aqui uma pequena explicação sobre este tipo de pintura...(vamos à praia). Entretanto desafiamos os visitantes e colaboradores numa abordagem ao tema bíblico aqui representado.

4 comentários:

  1. as pinturas se baseiam do massacre, da Fuga, da apresentação e da Circuncisão de
    Santa Leocádia .

    Lula

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  2. RESTAUROS:
    1998:Quadrifólio (parede fundeira da capela-mor);
    1999: Mural da História (paredes laterais da capela-mor, arco triunfal e paredes laterais
    da nave).
    TÉCNICA: fresco com acabamentos a seco e com acabamento final usando uma resina

    BFF nao sei se esta info esta correct.

    Lula

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  3. RELAÇÃO COM O ESPAÇO ARQUITECTÓNICO: trata-se de um programa de
    intenção totalizante que preenche quase totalmente as paredes (com a excepção da parte
    central da parede fundeira), desde o nível do pavimento (rodapé) até ao arranque do
    telhado (barra decorativa com motivos de rinceaux, ou, como se costuma designar em
    Portugal este tipo de motivos, grotesco).
    regresso com mais....
    Lula

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  4. RELAÇÕES COM OUTRAS PINTURAS MURAIS: barras e motivos de padrão que
    ocorrem nas pinturas desta capela-mor ocorrem também em algumas pinturas na nave
    que devem, portanto, ter sido executadas por membros da mesma oficina (Missa de S.
    Gregório, Lamentação sobre Cristo Morto, Santa Marta).
    Um dos motivos de adamascado usados nestas pinturas de Santa Leocádia ocorre
    também no Santo António de Outeiro Seco, na capela-mor de S. Tiago de Folhadela II,
    nas barras decorativas no alteamento das paredes da capela-mor de S. Tiago de
    Adeganha.
    As colunas de separação entre os temas e as barras horizontais com motivo de
    grilhagem e com esse motivo interrompido por peanhas ocorrem também em pinturas
    na nave da igreja de Nossa Senhora da Azinheira de Outeiro Seco (Santo António e
    Massacre dos Inocentes e, também, na parede do lado da Epístola). A tipologia destas
    colunas que separam os vários temas deste programa de pintura mural deriva das usadas
    na gravura da Apresentação atribuída a Michael Wolgemut. A mesma tipologia das
    peanhas e o motivo das barras de grilhagem ocorrem também na capela-mor de S. Julião
    de Montenegro.
    O Massacre dos Inocentes de Santa Leocádia tem acentuadas semelhanças com o de
    Outeiro Seco.
    A Lamentação sobre Cristo Morto na nave de Santa Leocádia apresenta também, tanto
    quanto é possível avaliar, semelhanças com a de Outeiro Seco.

    Lula

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