Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O velho Hexágono


Corria o ano de 74, por aí, e o meu irmão mais novo, o Fernando, aterrava mais uma vez no Sá Carneiro, para umas mini-férias trimestrais vindo de Angola, onde trabalhava na Petrofina. Chegado à aldeia e de matar as saudades, a nossa mãe fez-lhe um pedido:
_ Filho, sabes que o barraco lá em baixo ó Bloiral, está a cair e já nem porta tem p'ra guardar as sementes e as alfaias agrícolas..
Estava também o meu irmão Sérgio, que Deus o tenha em bô descanso e logo, a conversa passou para entre irmãos.
_ Que dizes? Fazemos em redondo ou como é que fazemos?
_ Em hexágono, ficaria diferente! Mas eu acho-me incapaz...-disse o Sérgio.
_ Oh...isso sei eu! Vamos ali pra eira do ti Jaime, fazemos a planta no chão com um guiço e está feito!- falou o Fernando.
_ Vamos mas é comprar o cimento, areia e blocos e vamo-nos à obra.
Passaram estes anos todos e eu, recordei-me desta "brincadeira" e pus-me também à obra.
Até arranhei a parede aqui do meu studio...ahahaa..de pintura. Pus-me confortável, já pintei umas calças de marca que me ofereceram, bah, eu não compro dessas coisas caras, vesti uma t-shirt e abri as janelas todas. Como previa, a coisa foi muito renhida, entre as minhas mãos e os meus pincéis.
"Que diabo! A coisa está complicada! Atão, quatro paredes não chegava?"-pensei eu..até horas de ir p'ra cozinha...Eram 9.30 da noite e as telhas ainda não tinham aparecido.
Entretanto, os ossos começaram a dar de si e o frio da noite entrou neles...
Aí está o resultado: uma boa constipação e isto que vos mostro...

8 comentários:

  1. O Heságono, é um templo de memórias, muitas!
    O que sinto é saudade, de todos os momentos que lá passei, na companhia de minha Mãe.
    Na primavera, voltarão a rebentar os velhos jacintos, mesmo junto á pedra de moinho.
    Obrigada mana, por tão belo trabalho.
    Estou emocionada.
    Beijinhos
    L.M.

    ResponderEliminar
  2. P.S.
    No verão, vamos conseguir colher todas as ameixas .
    As rainhas cláudias,gostam de crescer nos galhos mais altos, mas já temos um apanhador(cone em alumínio) que o meu mano vai encabar; assim não se perde nenhuma.
    Até breve
    L. M.

    ResponderEliminar
  3. Vou colocar o HESÁGONO, no meu ambiente de trabalho.
    Este Hexágono é meu.

    ResponderEliminar
  4. Está bem, está bem!
    Quando secar completamente lá to entrego.
    bjs
    Olha, tens de me fazer um caldo de cebola p'ra curar esta minha fonguice...que chato é estar assim. E vais lavar a louçarada toda do fim de semana, na ladeia, ouviste?
    Já disse!!!
    norinha

    ResponderEliminar
  5. ahahahaha mas valeu a pena a gripe amiga, o resultado final foi fantastico!! Lindo a pintura e a narraçao da conversa entre os manos.

    Oh Lidia vê so tu como aproveita qualquer coisinha e tirar proveito, fina é o que tu es hehehe

    bjs pras duas
    Lula

    ResponderEliminar
  6. Amo o sítio, adorei a pintura que já vi ao vivo e já me fiz ao bife e adorei a narração.
    Grandes memórias no hexágono, muitas merendas com a avó, um cheirinho inconfundável a batatas e a cebolas dependuradas de orelhas para baixo.
    MUITAS saudades do Tio Sérgio, MUITAS!
    Obrigada pelo momento mamy.

    ResponderEliminar
  7. Estás uma artista de primeira água, Amiga. Linda a narração que fazes da conversa entre os manos. Falar destes episódios ajuda-nos a matar as saudades dos que já nos deixaram e nos são muito queridos, não é assim?

    Um beijinho para os manos "Moreiras"

    Albertina

    ResponderEliminar
  8. É isso amiga. Muitas são as saudades!
    obrigada pela visita e elogio.
    És uma boa amiga.
    bjinhos
    leonor

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário