Em Trás-os-Montes é costume fazer o fogo de Natal e o Fogo de Passagem do Ano, onde as pessoas se reumem após o jantar p'ra em conjunto darem as boas-vindas a Jesus e ao Ano Novo. Os homens procuram lenha onde a houver e acendem-na simbolizando o aquecimento necessário ao Menino Jesus. Depois cantam canções de Natal e divertem-se pela noite dentro, alguns até ao dia seguinte. Na nossa aldeia, este Fogo ficará na memória de todos, pela sua grandeza, usado um velho e morto castanheiro e lenha miúda. Esta tradição serve também para unir as pessoas, este ano, mais animado pelos nossos amigos emigrantes. Estiveram presentes, de férias de Natal, os teus primos, filhos do Osvaldo - o Paulo e o Gil, emigrados em França. O irmão, o Tó, que vive na aldeia, deu uma grande ajuda na construção da fogueira. Beijinhos para ti e família e um bom ano leonor
Oi Leonor, poderias me explicar que fogo é esse ?
ResponderEliminarOlá Fátima!
ResponderEliminarEm Trás-os-Montes é costume fazer o fogo de Natal e o Fogo de Passagem do Ano, onde as pessoas se reumem após o jantar p'ra em conjunto darem as boas-vindas a Jesus e ao Ano Novo.
Os homens procuram lenha onde a houver e acendem-na simbolizando o aquecimento necessário ao Menino Jesus. Depois cantam canções de Natal e divertem-se pela noite dentro, alguns até ao dia seguinte.
Na nossa aldeia, este Fogo ficará na memória de todos, pela sua grandeza, usado um velho e morto castanheiro e lenha miúda.
Esta tradição serve também para unir as pessoas, este ano, mais animado pelos nossos amigos emigrantes.
Estiveram presentes, de férias de Natal, os teus primos, filhos do Osvaldo - o Paulo e o Gil, emigrados em França. O irmão, o Tó, que vive na aldeia, deu uma grande ajuda na construção da fogueira.
Beijinhos para ti e família e um bom ano
leonor