No passado Domingo, entrei na Eira do Ti Jaime e recuei ao tempo dos meus avós Luísa e José Moreiras. Não! Não conheci o meu avô Zé, mas recordo a minha tia Umbelina, nesta casa, à lareira, a secar os cueiros da canalha do Heitor, acho eu. A minha avó fazia café na pichorra preta ao lume. Um dia pedi-lhe um cibo, e ela deu-mo. Era bem bô! Desta velha casa ainda sinto o cheirinho dos cravos que a minha prima Lina tinha na varanda, ali por cima da enorme padieira, onde reza a inscrição 1956, penso eu...e me oferecia. Também havia begónias enormes a espreitar das janelas ou portas, hoje em ruínas. Eram tão bonitas, estas plantinhas!
Depois, lembro a presença da minha avó Luísa na nossa casa, ali ao lado. Passou para lá, já velhinha. Dormia no quarto do relógio...ouvi qualquer coisa semelhante a isso aos irmãos mais velhos. Eu ainda era pequena...quando ela partiu de vez. Tinha uma ligação muito forte com a Capela e a religião. Fazia bonitas flores em veludo que colocava primorosamente na Capela. Dizem que havia algum atrito entre ela e o senhor Reitor, a respeito da ornamentação do templo. Parece que era muito "mandona" nessas coisas. A DªEsperancinha contou-me que nunca viu um funeral tão concorrido como o dela, tanto de pessoas das redondezas, como de Padres. Foi ela que confeccionou as comidas para eles, pois que, parece que os familiares, apenas velavam respeitosamente a sua falecida. Daí que o "comer" tenha sido feito na Casa do Sr.Casimiro, para onde se deslocaram os senhores Padres e o Sr.Reitor. Há tempos soube que ela ia de madrugada rezar pelo seu marido para o cemitério, onde permanecia durante muito tempo. Tenho de voltar a perguntar como se chamava ao "casaco" que ela usava nessas visitas e tb quando o frio apertava. As suas filhinhas/ gémeas, que faleceram com meses, foram as primeiras a serem enterradas no Cemitério, depois da proibição dos enterros na Capela. Os meus bisavós, estarão por certo enterrados dentro da Capela de Santo Antão.
Tenho saudades da minha avó Luísa!
Olá Leonor:
ResponderEliminarEstás a aprimorar-te na escrita, um dia deste temos por'i um livrito do Planalto! Força!
Bjo
Gil Santos
Há tempos que eu ando a dizer isso! Nem é preciso mecenas, o livro paga-se a ele próprio e a Tipografia Gráfica Sinal em Chaves, é optima e tem um serviço de qualidade e bom preço.
ResponderEliminarForça nisso.
Um abraço,
Nuno Santos
Escreve mais
ResponderEliminarGosto dos tous dezêres.