Que há hoje?

Dedicado à pequena e grande aldeia de Amoinha Nova, concelho de Valpaços

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Glicínias



Glicínias em France
Estas são da Tininha em Amoinha Nova.



6 comentários:

  1. A reprodução das Glicinias é extremamente fácil, através de sementes ou estaquia.

    A estaquia consiste em se plantar um pedaço de galho com cerca de 30cm. Procure plantar galhos mais lenhosos e que possuam folhas. Retire as folhas deixando apenas uma.

    Mantenha esses galhos durante 2 dias na água (1/3 do galho). Depois devem ser colocados em vasos com terra arenosa e peneirada. A terra deverá estar úmida mas não encharcada.
    Mantenha esses vasos em local de bastante sombra e cubra-os com um saco plástico transparente. Espere enraizar bem para fazer o transplante.

    Caso possua sementes, coloque-as em uma sementeira com terra peneirada e úmida em local onde não receba sol direto. Germinam com facilidade. Quando atingirem 4cm transplante as mudas para o local definitivo.

    Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Necessita tutoramento, adubação e podas anuais. Aprecia o frio, sendo indicada para locais de clima subtropical ou mediterrâneo. Em regiões quentes pode ser cultivada sem problemas, mas não terá o mesmo desempenho.

    Já em regiões de clima temperado, pode sofrer com as geadas adiantadas durante o período de formação das flores. Vegeta sob a sombra parcial, mas com florescimentos menores ou ausentes. Cuidado, a glicínia é uma planta tóxica e deve ficar fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

    Seu crescimento é lento a moderado e pode levar anos para que se torne adulta e inicie o florescimento, porém é muito longeva, vivendo até 100 anos. É muito adequada para cobrir arcos, pérgulas, portões e caramanchões conferindo um ar romântico e nobre à paisagem. Por ser vigorosa não é indicada para estruturas de apoio frágeis. Também pode ser conduzida como arvoreta, que caracteriza-se por um tronco ondulado e uma copa aplainada. É comumente utilizada para o plantio em vasos e formação de bonsai. A época de florescimento varia de acordo com o clima e a região onde está estabelecida.

    ResponderEliminar
  2. bom dia leonor e toda amoinha nova ,manda pra ca uma ou duas sementes das glicinias a ver se nascen aqui nos states?????

    ResponderEliminar
  3. Então, malta!
    Está tudo fixe? Espero bem que sim. Também gosto muito de glicínias, são um espectáculo. Também tenho uma que me faz muitos "carinhos". O Verão teima em não vir mas a vida continua. Força aí, malta.
    Sejam muito felizes.
    Jorge Bilela

    ResponderEliminar
  4. Muito bom dia
    Gostava de ver a glicínia do amigo Eurico.

    ResponderEliminar
  5. Então amigos!
    A vida vai bem ou fazemos por isso?
    Por cá, vai um calor de rachar!!! E transpirar tb.
    Geno, obrigada pela informação. Vou pedir à Lídia pra tomar conta do teu pedido. Sabes que a minha cabeça já não é o que era...sim, estou um cibo cabouca!
    Tenho de trazer para aqui a "nossa" oliveira.
    Gente, tem tanta azeitona! Parece que não precisamos de comprar azeite...
    abraço a todos e mto agradecida pelos vossos comentários.
    Jorge, "miminhos"...são os guiços da glicínia
    que te "escrevem", não?
    xau a todos
    leonor

    ResponderEliminar
  6. Olá moro no Brasil e tenho muita vontade de ter uma glicinia plantada no jardim do meu sitio. Será que seria dificil vc me enviar algumas sementes dela? Agradeceria muito. Abraços.
    Elizabeth Oliveira.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário